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O poder da rede

Quando você passa a fazer parte de uma rede de franquias, um ativo muito valioso passa a ser acessado: a própria rede de franqueados e quanto mais diversa, melhor.

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Sempre defendi que uma das maiores vantagens de realizar um negócio através do sistema de franquias pode oferecer é a rede colaborativa ofertada ao franqueado (e muitas vezes também ao franqueador).

Essa lembrança e reflexão voltou esta semana em um evento que organizei para o lançamento do livro Empreendedores de Coração, que trata justamente da trajetória de franqueados de diversas redes e segmentos. Nesse evento, tive a felicidade de rever colegas das mais diversas redes de franquias e em alguns casos, alguns que não via há muitos anos.  Vale lembrar que foi um dia atípico na cidade, em função de paralização de metrô e trem, que fez o trânsito de São Paulo usualmente já complexo, um verdadeiro desafio para quem iria se deslocar no horário de pico.

Quando você passa a fazer parte de uma rede de franquias no papel de franqueado, além do que naturalmente é esperado que seja recebido, como suporte, consultoria de campo, apoio em mídia, competitividade nos serviços ou produtos comercializados e demais entregas que foram oferecidas pela franqueadora no momento de análise do negócio, um ativo muito valioso passa a ser acessado: a própria rede de franqueados e quanto maior e mais diversa, melhor.

O franqueador, por sua vez, além de poder de forma inteligente contar com sua própria rede na construção e aperfeiçoamento de conceitos, desenvolvimento de produtos e serviços e coleta de percepção do consumidor, também tem em outros franqueadores que poderão ser sua rede de apoio, pois em geral, no franchising é muito comum que outros franqueadores sejam disponíveis e abertos a troca de ideias.

Há ainda a possibilidade de que essas trocas sejam realizadas em cursos e eventos, como os promovidos pela própria ABF (Associação Brasileira de Franchising) e os promovidos por consultorias que atuam no sistema.

Então, a partir do momento que você é um franqueado ou franqueador, aproveite esse ativo importante, mas faça de forma autêntica, ou seja, em busca do aprendizado, de forma ética e com respeito ao tempo do outro, e também oferecendo o que você tem de valor. Assim formam-se redes de valor e que você poderá sempre contar.


Arlan Roque, gerente executivo de expansão em rede de franquias líder no segmento e atua há no sistema de franquias há 20 anos. É autor dos livros “Empreendedores de Coração – histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso” e “Franquias: tudo o que você precisa saber”. Atualmente é membro da Comissão de Expansão da Associação Brasileira de Franchising (ABF).