• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Colunistas

Posso assinar o contrato na feira de franquia?
Advertisement

Colunistas Operação

2026 já começou: seu time de vendas está treinado para acelerar?

Colunistas NRF2026

Ryan Reynolds é confirmado como atração na NRF 2026

Colunistas Operação

Mapa da Construção de Experiências do Cliente Ins-piradoramente Diferentes do Usual (parte 2)

Colunistas Operação

Expandir sem perder o foco: quando abrir novas frentes de negócio

Colunistas

Limitações na fixação da multa rescisória em contratos de locação "BTS"

Colunistas Operação

Black Friday à brasileira

Colunistas Franchising

Disciplina e previsibilidade: a base para estruturar a saúde financeira da sua loja

Colunistas Operação

A nova fase do last mile: tensões, transformação e o papel do Brasil

Colunistas Marketing Operação

Remarketing ganha força no fim do ano e ajuda marcas a recuperarem vendas perdidas

Colunistas

Posso assinar o contrato na feira de franquia?

Feira é um excelente lugar para conversar diretamente com diversas marcas, mas será o ambiente ideal para fechar negócio?

Publicado

2 anos atrás

on

21 de junho, 2023

Por

Heloísa Ribeiro

Na próxima semana acontece em São Paulo a maior feira de franquias do Mundo, organizada pela Associação Brasileira de Franchising, a ABF Franchising Expo. São 4 dias de evento e mais de 400 marcas expositoras, entre franqueadoras e fornecedores de serviços e produtos para o ecossistema do franchising, uma oportunidade incrível conhecer negócios e oportunidades.

Mas afinal, posso fechar o negócio durante o evento?

A resposta é não!

A Lei de Franquia determina que toda franqueadora apresente ao candidato interessado em se tornar um franqueado, um documento que se chama Circular de Oferta de Franquia (COF), nele estarão as informações mais atualizadas do negócio, assim como uma versão do contrato que futuramente será assinado.

A mesma Lei determina que o candidato terá 10 dias para a analisar este documento antes de assinar um contrato ou pagar qualquer valor à Franqueadora. Ou seja, se você conheceu a Franqueadora na Feira ou recebeu a COF há menos de 10 dias, não deve assinar nenhum documento nem pagar qualquer quantia neste primeiro contato.

Não é só do ponto de vista legal que não se recomenda que o negócio seja fechado desta forma, a feira é um excelente lugar para conversar diretamente com diversas marcas e entender o que mercado tem a oferecer, mas o ingresso em uma rede de franquias, assim como qualquer outro negócio, demanda muita análise e pesquisa do candidato.

É exatamente a COF, que dá ao candidato a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre o negócio, consultar um contador e um advogado sobre o cumprimento da lei e o teor do contrato, falar com os franqueados e ex-franqueados. Além, obviamente, de fazer uma análise criteriosa dos números apresentados pela Franqueadora, estimativa de investimento e expectativa de retorno.

As próprias franqueadoras, após iniciarem conversas com os novos candidatos também devem analisar se estes têm ou não o perfil da sua marca, se preenchem requisitos mínimos para operar o negócio, tanto do ponto de vista administrativo, como financeiro, e nada disso será feito de forma adequada com apenas um contato, durante a feira.

Portanto, salvo se você já cumpriu todas as etapas descritas acima, aproveite a feira apenas para conhecer negócios diferentes, encontrar o que mais tem seu perfil e se aproxima das suas expectativas, faça muitos contatos e volte para casa com a lição de fazer sua própria pesquisa para fechar o negócio no tempo certo. Além de ser o que determina a lei, esse cuidado diminui muito a possibilidade de aquisição de um negócio ruim ou que não corresponda a todas as suas expectativas.

Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Imagem: Divulgação/ABF Expo

Relacionados:
Próximo

3 passos para potencializar a experiência do cliente

Não perca

Chatbot e estratégias de humanização da marca: como fazer

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Flying Fish
Marketing6 horas atrás

Oxxo e Ambev lançam cerveja Flying Fish com exclusividade em São Paulo

dezembro
Operação1 dia atrás

Varejo paulista deve crescer até 3% em dezembro, aponta Sindilojas-SP

Economia2 dias atrás

Balanço COP30: o varejo como agente de mudança socioambiental

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.