• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Posso assinar o contrato na feira de franquia?
Advertisement

Colunistas Franchising

Juventude quer empreender com menos risco e franquia é a resposta

Colunistas

A sua empresa está preparada para ter a Geração Z como cliente?

Colunistas Eventos

A maior feira de varejo do Brasil (FBV)

Colunistas

É preciso valorizar mais as soluções de vendas assistidas com personal shopper

Colunistas Operação

Como o Dia dos Namorados pode garantir suas vendas até o Natal

InsightZ

InsightZ #34: Vendas que somem: O poder do ephemeral commerce

Colunistas

Transferência de estabelecimento: quais cuidados tomar?

Colunistas

TikTok Shop: será que é pra mim?

Colunistas Inovação

A onda da IA que está revolucionando o varejo (de quem entendeu como surfar)

Colunistas

Posso assinar o contrato na feira de franquia?

Feira é um excelente lugar para conversar diretamente com diversas marcas, mas será o ambiente ideal para fechar negócio?

Publicado

2 anos atrás

on

21 de junho, 2023

Por

Heloísa Ribeiro

Na próxima semana acontece em São Paulo a maior feira de franquias do Mundo, organizada pela Associação Brasileira de Franchising, a ABF Franchising Expo. São 4 dias de evento e mais de 400 marcas expositoras, entre franqueadoras e fornecedores de serviços e produtos para o ecossistema do franchising, uma oportunidade incrível conhecer negócios e oportunidades.

Mas afinal, posso fechar o negócio durante o evento?

A resposta é não!

A Lei de Franquia determina que toda franqueadora apresente ao candidato interessado em se tornar um franqueado, um documento que se chama Circular de Oferta de Franquia (COF), nele estarão as informações mais atualizadas do negócio, assim como uma versão do contrato que futuramente será assinado.

A mesma Lei determina que o candidato terá 10 dias para a analisar este documento antes de assinar um contrato ou pagar qualquer valor à Franqueadora. Ou seja, se você conheceu a Franqueadora na Feira ou recebeu a COF há menos de 10 dias, não deve assinar nenhum documento nem pagar qualquer quantia neste primeiro contato.

Não é só do ponto de vista legal que não se recomenda que o negócio seja fechado desta forma, a feira é um excelente lugar para conversar diretamente com diversas marcas e entender o que mercado tem a oferecer, mas o ingresso em uma rede de franquias, assim como qualquer outro negócio, demanda muita análise e pesquisa do candidato.

É exatamente a COF, que dá ao candidato a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre o negócio, consultar um contador e um advogado sobre o cumprimento da lei e o teor do contrato, falar com os franqueados e ex-franqueados. Além, obviamente, de fazer uma análise criteriosa dos números apresentados pela Franqueadora, estimativa de investimento e expectativa de retorno.

As próprias franqueadoras, após iniciarem conversas com os novos candidatos também devem analisar se estes têm ou não o perfil da sua marca, se preenchem requisitos mínimos para operar o negócio, tanto do ponto de vista administrativo, como financeiro, e nada disso será feito de forma adequada com apenas um contato, durante a feira.

Portanto, salvo se você já cumpriu todas as etapas descritas acima, aproveite a feira apenas para conhecer negócios diferentes, encontrar o que mais tem seu perfil e se aproxima das suas expectativas, faça muitos contatos e volte para casa com a lição de fazer sua própria pesquisa para fechar o negócio no tempo certo. Além de ser o que determina a lei, esse cuidado diminui muito a possibilidade de aquisição de um negócio ruim ou que não corresponda a todas as suas expectativas.

Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Imagem: Divulgação/ABF Expo

Relacionados:
Próximo

3 passos para potencializar a experiência do cliente

Não perca

Chatbot e estratégias de humanização da marca: como fazer

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Google
Inovação38 minutos atrás

Google lança nova versão do buscador com foco em IA generativa

FBV
Eventos3 horas atrás

FBV inicia com foco em inovação, IA e comportamento do consumidor

geotrends
Eventos4 horas atrás

Geotrends 2025: o maior evento de inteligência geográfica da América Latina está de volta

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação