Connect with us

Economia

Projeções para taxa básica de juros avançam no Focus desta semana

Published

on

moedas de real, crescimento do PIB, economia brasileira; copom; projeções PIB; taxa básica de juros

Os analistas ouvidos pelo Banco Central (BC) esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) suba a taxa básica de juros para 10,75% nesta semana. Seria a primeira alta da Selic em dois anos — o último aumento registrado havia ocorrido em agosto de 2022. O comitê se reúne nas próximas terça e quarta (dias 17 e 18 de setembro) para definir a nova Selic. 

De acordo com o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (16), o mercado prevê que a taxa básica de juros sofrerá mais alterações no curto prazo. A expectativa dos economistas é que a taxa suba para 11,25% até o final do ano, mantendo a previsão da semana anterior. Além disso, houve uma elevação na expectativa da Selic para 2025, de 10,25% para 10,50%.

O boletim também apontou um aumento considerável na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024, que passou de 2,68% para 2,96%. Este é o quinto aumento consecutivo nas projeções de crescimento econômico, impulsionado pelo desempenho acima do esperado no segundo trimestre, quando o PIB cresceu 1,4%, superando a expectativa de alta de 0,9%.

A expectativa de inflação para este ano também cresceu, passando de 4,30% para 4,35%, registrando a nona semana seguida de aumento nas projeções. Com essa alteração, o IPCA deve se manter dentro do teto definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,5%, acima da meta central de 3%.

Além disso, a cotação do dólar teve uma nova estimativa, passando de R$ 5,35 para R$ 5,40 ao final de 2024.

moedas de real, crescimento do PIB, economia brasileira; copom; projeções PIB; taxa básica de juros

Imagem: Unsplash