Inovação
Target lança ferramenta de busca de presentes com IA generativa
A Target lançou o Bullseye Gift Finder, uma ferramenta de recomendação de produtos baseada em inteligência artificial generativa.
Ao utilizar a ferramenta no aplicativo móvel e no site da varejista, os clientes recebem recomendações personalizadas de produtos infantis com base em fatores como idade, hobbies, marcas favoritas e outros critérios, de acordo com um comunicado da empresa. A Target lançou o recurso com foco em brinquedos e está adicionando milhares de sugestões de presentes para crianças ao longo da temporada de festas.
Além disso, a varejista está testando o Shopping Assistant, um chatbot com tecnologia de IA generativa que responde a perguntas e faz recomendações de produtos.
A Target está aprofundando seu investimento em inteligência artificial. Em junho, a empresa lançou uma ferramenta de IA generativa para funcionários de lojas, que os ajuda a responder perguntas e entender procedimentos internos.
Até o momento, os investimentos parecem ter trazido resultados positivos. O COO da Target, Michael Fiddelke, afirmou neste verão que a empresa continuará aprimorando a ferramenta para os funcionários, e os colaboradores relataram que a IA melhorou a rotina de trabalho, facilitando e acelerando o atendimento aos clientes.
Além das novas ferramentas de IA, a empresa declarou que testará mais aplicações de IA generativa este ano e no futuro próximo para otimizar a experiência de compra dos clientes, conforme comunicado oficial.
“Também estamos usando a tecnologia GenAI para facilitar suas compras digitais de outras formas — incluindo centenas de milhares de melhorias em nossas páginas de exibição de produtos no Target.com, com buscas mais simples, resumos convenientes de avaliações de produtos e muito mais,” disse a empresa em um comunicado.
Embora esteja implementando IA generativa para aprimorar suas operações, a Target apresentou resultados abaixo das expectativas no terceiro trimestre. As vendas caíram 1% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 25,2 bilhões, e o lucro líquido recuou mais de 12%, para US$ 854 milhões. As vendas comparáveis permaneceram estáveis, com uma queda de quase 2% nas vendas em lojas físicas. A varejista reduziu suas previsões e agora espera vendas comparáveis estáveis no quarto trimestre.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo