Connect with us

Inovação

6 gigantes do varejo que estão tentando novas abordagens em retail media

Published

on

retail media

O retail media explodiu este ano, à medida que mais marcas procuram anunciar para clientes enquanto eles compram em lojas físicas e online. Com os gastos em retail media previstos para atingir £121,1 bilhões antes do final do ano, não é de se surpreender que uma série de varejistas tenha investido recentemente em suas redes.

Veja a seguir quais varejistas fortaleceram suas ofertas para atingir ainda mais os consumidores:

Tesco

A Tesco se consolidou como líder em retail media em maio, quando cobriu toda a sua loja em Wembley, Londres, com publicidade de marca. O maior supermercado do Reino Unido fez parceria com a PepsiCo, patrocinadora da Liga dos Campeões da UEFA, para uma cobertura total da loja e ativações promovendo as três principais marcas do grupo: Pepsi, Doritos e Walkers.

O supermercado ampliou sua rede de mídia de varejo novamente no mês passado, ao revelar uma nova parceria com a maior empresa de compra de mídia do mundo, a GroupM. A parceria abrangerá as ofertas on-site, off-site e de lojas conectadas do supermercado, incluindo uma parceria inédita de telas in-store.

Nick Ashley, diretor de desenvolvimento de clientes da plataforma de mídia e insights da Tesco, disse: “Este é um marco importante para nós no desenvolvimento de uma parceria estratégica em larga escala com uma das principais redes do mundo, representando tantas marcas empolgantes.

“Através dos arranjos, a GroupM se beneficiará em várias áreas-chavedo retail media, abrangendo dados, insights e planejamento estratégico, o que permitirá que seus clientes aproveitem verdadeiramente o poder da mídia de varejo – em todas as suas formas – para uma vantagem comercial mensurável.”

O gigante dos supermercados também se uniu à Vauxhall em fevereiro para uma nova parceria, que viu a marca de carros exibida nas 2.700 baias de carregamento de veículos elétricos do supermercado em 619 lojas em todo o país.

Asda

A Asda se juntou a seus concorrentes quando lançou sua própria unidade de negócios de retail media, a LS Eleven Media Services, em parceria com a SMG, em maio.

A varejista anteriormente operava as Parcerias de Mídia Asda, mas Matt McLennan, vice-presidente de clientes da Asda, disse que a parceria com a SMG foi “uma mudança significativa em nossa oferta de mídia para nossos parceiros de marca”.

A rede de supermercados disse que a unidade, que foi apresentada aos principais fornecedores no início do ano, usaria os dados primários dos clientes de seu programa de fidelidade para oferecer às marcas um planejamento de mídia mais “centrado no cliente” para suas campanhas de retail media, além de uma “experiência omnicanal mais conectada”.

Exemplos recentes de ativações da LS Eleven Media Services nas lojas da Asda incluem um holograma da cerveja Budweiser como parte de sua campanha ‘Out of this League’ e mesas interativas para marcar o 25º aniversário do Lego Star Wars.

McLellan disse: “A Asda tem uma estratégia clara de crescimento e a combinação de nossa crescente proposta em grandes lojas, conveniência e parcerias alimentares, juntamente com nosso programa de recompensas líder, nos oferece uma oportunidade incrivelmente empolgante de trabalhar com marcas para entregar campanhas ainda mais relevantes para nossos clientes.”

Sainsbury’s

A Sainsbury’s lançou um conceito de lojas de marca em seu site em março, impulsionado por sua plataforma de mídia de e-commerce Nectar360 e o provedor de retail media CitrusAd, permitindo que os clientes construam páginas personalizadas online para ajudar a aumentar o engajamento da marca e incentivar vendas adicionais.

A oferta, que cria uma experiência de ‘shop-in-shop’ que dá aos clientes acesso a todos os produtos de uma marca em uma única página, pode ser lançada em 10 dias e incluir até 100 listagens de produtos.

Mais recentemente, a Sainsbury’s anunciou que a Nectar360 estava introduzindo treinamento para executivos e agências de publicidade sobre como aproveitar ao máximo sua plataforma de mídia de varejo.

Sob uma nova parceria com a Alliance of Independent Agencies, membros da equipe estão oferecendo cursos e treinamentos para mais de 100 de seus membros.

Alice Anson, diretora de mídia digital da Nectar360, disse: “Para todo o buzz e empolgação em torno da mídia de varejo, há uma falta mais ampla de compreensão sobre o que é e o que pode entregar.

“A parceria nos permitirá esclarecer os membros da Alliance através de webinars e outros conteúdos exclusivos para que possam começar a usar o poder da mídia de varejo a favor de seus clientes.”

Currys

A Currys revelou sua nova rede de retail media, Currys Connected Media, em dezembro, com esforços para aumentar suas vendas de publicidade.

A rede, que é construída com soluções dos parceiros tecnológicos da Currys, incluindo Circana, Epsilon e Criteo, usa dados primários dos clientes para entender melhor o que os clientes comprarão e quando.

Dentro de sua divisão de mídia de varejo, a plataforma Currys Tech Insights transforma os dados primários dos clientes em insights acionáveis para o varejista e seus parceiros de marca.

Este mês, a Currys Connected Media lançou publicidade em TV conectada (CTV), sob uma nova parceria com a empresa de tecnologia de Barcelona Titan OS, permitindo que as marcas alcancem compradores em centenas de milhares de TVs conectadas da Philips e JVC em todo o Reino Unido e nos países nórdicos, direcionando os espectadores com formatos de anúncios, incluindo banners na página inicial e anúncios instream.

A Currys explicou que o Titan OS mostra intuitivamente aos usuários como chegar aos seus programas imperdíveis, independentemente da plataforma de streaming, em uma tentativa de ajudar os espectadores a passar menos tempo procurando por conteúdo.

Co-op

A Co-op revelou que sua mídia de varejo de conveniência produziu um impacto positivo “imediato” nas vendas em suas lojas e nas lojas de alimentos vizinhas no mês passado. Em alguns casos, suas iniciativas podem levar a aumentos de vendas incrementais de longo prazo de até quatro vezes o valor das vendas imediatas.

A rede lançou a primeira rede de retail media de conveniência do Reino Unido em janeiro, que combina a equipe interna do supermercado e o parceiro de agência de longo prazo Threefold sob uma identidade, e permite que as marcas “conectem estrategicamente” seus produtos aos compradores via canais de mídia digital fora do site.

Isso significa que, sob a Co-op Media Network, as marcas podem focar seus gastos em publicidade em compradores mais propensos a se interessar por comprar seus produtos ou serviços.

Kenyatte Nelson, diretor de membros e clientes da Co-op, descreveu o lançamento como um “movimento monumental” para a empresa, acrescentando que isso “solidificará nossa posição no setor de mídia de varejo”.

Ela lançou um jogo inspirado no futebol, comemorando a Eurocopa com a Coca-Cola no aplicativo da Co-op, uma competição “gire para ganhar” com a Tropicana, e uma roda da fortuna com a Costa Coffee.

Morrisons

A Morrisons lançou uma série de novas oportunidades de mídia em abril para adicionar à sua oferta de retail media.

O varejista trouxe telas digitais para mais de 300 de seus balcões de alimentos da Market Street, permitindo que as marcas promovam produtos que complementam a linha do balcão e interajam com os compradores em uma área da loja onde seus produtos não são estocados.

A Morrisons também está atualmente testando o ‘My Points Boosters’, um novo recurso em seu aplicativo More Card que oferece aos compradores desafios hiper-personalizados com base em seus padrões de compra, marcando uma novidade no mercado de supermercados do Reino Unido.

Além disso, o supermercado introduziu uma rede de publicidade em carrinhos, bem como anúncios personalizados no Facebook e Instagram, utilizando o ativo de dados primários da marca.

Imagem: Envato
Informações: Eloise Hill para Retail Gazette
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *