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O Impacto transformador dos carrinhos inteligentes

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Os varejistas de alimentos sozinhos perdem mais de 2 milhões de carrinhos de compras todos os anos. Seja por roubo ou “soprados pelo vento”, os carrinhos de compras podem bloquear espaços de estacionamento vazios, assim como valetas e bueiros. Carrinhos de compras abandonados não são apenas feios para o estabelecimento; eles até mesmo podem rolar morro abaixo e atingir propriedades ou — pior ainda — pessoas, levantando questões de responsabilidade.

Carrinhos de compras tradicionais também expõem suas lojas a possíveis multas. Uma única loja do Walmart em uma pequena cidade de Massachusetts teve que pagar mais de US$ 20.000 para compensar os funcionários da cidade por reunir e armazenar seus carrinhos perdidos. De fato, a CNN estima que os varejistas pagam dezenas de milhões de dólares todos os anos para substituir carrinhos que desapareceram. Uma pesquisa da Tracarts sugere que o varejista médio de médio porte nos EUA desembolsa de US$ 90.000 a US$ 100.000 anualmente para cobrir os muitos gastos associados aos carrinhos de compras.

Agora há uma maneira de fazer essas dores de cabeça desaparecerem: os carrinhos inteligentes.

O que são carrinhos inteligentes?

Avanços na tecnologia de carrinhos de compras podem ajudar os varejistas a eliminar os gastos que os carrinhos comuns incorrem. A TRACARTS faz isso adicionando etiquetas de identificação que se assemelham a sensores de Radiofrequência Não-Contato (RFN) ou Identificação por Radiofrequência (RFID) à sua frota existente de carrinhos de compras. Isso mesmo — você nem precisa comprar novos carrinhos. Seus carrinhos de compras atuais podem ser rapidamente e facilmente adaptados para se tornarem carrinhos inteligentes.

Adicionar essas etiquetas permite a identificação e rastreamento individuais de cada carrinho, conectando cada carrinho a um comprador específico, o que significa que você sempre saberá exatamente onde cada um está sem precisar procurar por toda a cidade. Você também sempre saberá se os carrinhos precisam ser movidos para diferentes lojas para garantir um suprimento adequado para os compradores que vêm de todas as direções.

Mas isso é apenas o começo quando se trata dos benefícios dos carrinhos inteligentes.

Carrinhos inteligentes incentivam os clientes a devolvê-los

Os carrinhos inteligentes também melhoram a experiência do cliente conectando-se a um aplicativo existente do varejista que os consumidores baixam em seus smartphones, para recompensá-los por devolver o carrinho ao local correto quando terminarem as compras. Os varejistas podem personalizar esses incentivos conforme suas necessidades específicas na forma de cupons, vendas exclusivas ou sistemas de pontos, ou até mesmo podem ser personalizados para indivíduos com base em seus próprios hábitos de compra. Essa gamificação torna sua loja uma fonte divertida de dopamina, o que promove a fidelidade do cliente.

Durante o programa piloto de três meses da TRACARTS, por exemplo, os compradores ganharam pontos por devolverem seus carrinhos, que se traduziram em descontos em sua próxima compra. Outro resultado do programa piloto foi a adição de 6.000 compradores ao programa de fidelidade da loja do varejista por meio do processo de identificação do sistema. O varejista alcançou uma impressionante taxa de retenção de 97% para os carrinhos de compras, resultando em economias mensais totalizando US$ 30.000.

Carrinhos inteligentes garantem disponibilidade e funcionamento suave

Carrinhos inteligentes garantem uma disponibilidade consistente de carrinhos. Isso contrasta com a experiência do cliente tradicional, na qual carrinhos vazios frequentemente entopem os corredores dentro da loja ou sujam o estacionamento, onde não são úteis para os clientes que chegam. Como as pessoas querem devolver seus carrinhos inteligentes aos “cercados” e receber suas recompensas, os carrinhos se tornam prontamente disponíveis.

Além disso, quando os compradores têm carrinhos disponíveis, eles podem enchê-los em vez de limitar suas compras ao que podem carregar. Por esse motivo, o varejista no programa piloto da Tracarts observou um aumento nos gastos dos clientes durante as horas de maior movimento na loja.

Carrinhos inteligentes também permitem que os compradores relatem problemas com seus carrinhos, solicitando sua ajuda na identificação de carrinhos danificados e os colocando na fila para reparos rápidos. Isso também maximiza as chances de que, quando um cliente puxar um carrinho do cercado, ele não tenha uma roda grudenta ou desalinhada. Os carrinhos estarão em boas condições de funcionamento e funcionarão suavemente.

Carrinhos inteligentes melhoram a tomada de decisão

Carrinhos inteligentes facilitam a coleta de dados sobre o comportamento dos consumidores em sua loja. Apesar dos substanciais investimentos em tecnologia de varejo, os varejistas muitas vezes ignoram a riqueza de dados que podem ser obtidos de um item ubíquo como o carrinho de compras, com o qual praticamente todos os compradores interagem. Quando você sabe como as pessoas estão gastando seu tempo e se movendo por suas gôndolas, pode tomar melhores decisões sobre quais mercadorias colocar onde. Esses dados melhoram a produtividade do varejo.

Não subestime o potencial para coletar informações do carrinho de compras. Ao integrá-lo à grade de dados, os varejistas podem obter insights valiosos que desbloqueiam inúmeras oportunidades para melhorar a experiência de compra como um todo.

Aumente a fidelidade e as vendas

Carrinhos inteligentes não apenas evitam perdas de carrinhos de compras e simplificam a jornada do cliente; eles também fornecem dados valiosos aos varejistas. Ao aproveitar a tecnologia, eles permitem que as lojas melhorem a eficiência operacional, reduzam custos e se conectem melhor com os clientes. Como resultado, a fidelidade à marca e as vendas aumentam. É por isso que os carrinhos inteligentes são o futuro.

 

Imagem: Envato
Haim Heller, COO da TRACARTS, para Retail Touch Points
Tradução por Central do Varejo

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