• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia Operação

Confira expectativas do Itaú BBA sobre 19 marcas do varejo no 1º trimestre
Advertisement

Economia

Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

Economia

Governo eleva imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos

Economia

Boletim Focus: previsão do IPCA recua pela quinta semana seguida

Economia

IPCA-15 é de 0,26% em junho, com diminuição nos preços dos alimentos

Economia

Mastercard relança no Brasil plataforma de monitoramento de gastos no varejo

Economia

Taxa de juros deve ser mantida a 15% ao ano, diz BC

Economia

Intenção de Consumo das Famílias cresce em junho, aponta CNC

Economia

Consumidores chineses adotam consumo cauteloso em meio à desaceleração econômica

Economia

Economistas do mercado elevam projeção do PIB e Selic

Economia

Confira expectativas do Itaú BBA sobre 19 marcas do varejo no 1º trimestre

Com a piora no cenário econômico, corretora prevê um desempenho financeiro misto e pressão na rentabilidade do setor de alimentos

Publicado

2 anos atrás

on

28 de abril, 2023

Por

Redação

O Itaú BBA divulgou um relatório especial sobre o desempenho financeiro de 19 empresas do universo do varejo brasileiro no primeiro trimestre do ano. Com a piora do cenário econômico, a corretora prevê uma desaceleração sequencial do crescimento do top line e pressão na rentabilidade para as varejistas do setor alimentício, devido aos planos de expansão. 

Enquanto isso, as empresas de moda que têm exposição ao segmento de alta renda, como Arezzo e Grupo Soma, devem ter uma performance consistente de vendas, mas com alguma pressão na rentabilidade. As empresas mais expostas às classes de menor poder aquisitivo, como Guararapes, devem apresentar números mais fracos.

No segmento do e-commerce, os analistas estimam uma boa performance de vendas para o Mercado Livre e Magazine Luiza, dada a diminuição do ambiente competitivo. O Mercado Livre deve ter destaque positivo, com aceleração dos ganhos de participação de mercado e alavancagem da monetização da plataforma com publicidade e crédito. 

Entre as redes de farmácias, a Raia Drogasil deve apresentar resultados de alta qualidade, com ganhos de rentabilidade por conta da diluição das despesas com vendas, gerais e administrativas. A Smart Fit também deve ser um dos destaques do setor, apresentando volumes sólidos de retomada e ganhos robustos de rentabilidade, beneficiada por tendências positivas para a alavancagem operacional.

Em resumo, o Itaú BBA prevê um desempenho financeiro misto para o universo do varejo brasileiro no primeiro trimestre do ano. Confira a seguir o resumo sobre as 19 marcas conforme noticiado pelo Money Times.

Arezzo

O top line deve apresentar crescimento consistente de 19% ano a ano, impulsionado pela performance das principais marcas. A margem bruta deve ser impactada pelo fim do benefício fiscal Difal-ICMS e uma participação maior das vendas gerais, mas um controle melhor de despesas pode mitigar os efeitos sobre a margem Ebitda.

Assaí

O SSS deve mostrar queda sequencial de 7%, o que, somado à maturação de lojas, deve levar a um crescimento de 33% do top line no comparativo anual. A margem bruta deve ficar estável, enquanto a aceleração da abertura das lojas convertidas no quarto trimestre do ano passado pressionará a margem Ebitda.

Carrefour Brasil

A rentabilidade deve vir pressionada por conta do momentum operacional do Big. Em geral, a varejista deve sustentar tendências similares ao que foi divulgado no balanço passado. O resultado líquido deve sentir o impacto de um resultado financeiro líquido maior.

Grupo Mateus

Os resultados serão destaque dentro do segmento de varejo alimentício em termos de dinâmica de vendas. O lucro deve subir 5% ano a ano de acordo com o Itaú BBA.

Grupo SBF

A performance da Fisia deve mais do que mitigar a fraqueza dos números da Centauro, culminando em um crescimento anual de 7% do top line. O BBA antecipa alguma desalavancagem operacional em função de vendas mais fracas da Centauro. Além disso, a margem Ebitda deve cair a 12%.

Grupo Soma

As vendas devem vir consistentes, inclusive para Hering. A rentabilidade deve se expandir, impulsionada pelos ganhos de margem bruta da Hering, impactando positivamente a dinâmica da margem Ebitda, que deve avançar 120 pontos-base ano/ano.

Guararapes

A companhia deve reportar prejuízo líquido de R$ 119 milhões. A margem Ebitda deve se expandir devido a uma base de comparação mais fraca e aos esforços de ganhos de eficiência.

Lojas Quero-Quero

O SSS deve cair 3,8% com cenário de demanda fraco. A rentabilidade será o destaque negativo do trimestre em razão de margens brutas ainda pressionadas, principalmente na divisão de serviços financeiros, combinadas com ventos contrários de desalavancagem operacional por conta de um top line fraco.

Lojas Renner

SSS esperado é estável para a divisão de varejo. A rentabilidade deve vir pressionada. Para Realize, os resultados devem vir fracos por conta de uma qualidade de crédito ruim e um nível elevado de provisões. Com isso, o Ebitda deve ficar negativo em R$ 37 milhões.

Magazine Luiza

Mais um trimestre de prejuízo (R$ 183 milhões). O fim do Difal deve impactar a dinâmica de rentabilidade. Por outro lado, os esforços da companhia de reconhecer ganhos de eficiência devem mitigar o impacto no Ebitda. A margem deve ficar estável em 5,1%.

Mercado Livre

A divisão de e-commerce deve se sobressair novamente, com um crescimento de 21% no comparativo anual do GMV (volume bruto de mercadorias). A divisão de fintech provavelmente sustentará os mesmos patamares do quarto trimestre de 2022.

Natura

A Natura América Latina deve ter expansão de margem Ebitda, principalmente em função da melhora da performance operacional no Brasil. A The Body Shop sustentará os ganhos de eficiência vistos no quarto trimestre de 2022, enquanto a Avon Internacional deve mostrar ganhos de rentabilidade pelos esforços de melhora de eficiência e focos em mercados mais rentáveis. A Aesop deve reportar mais uma vez uma performance consistente.

Pague Menos

Os resultados devem ser impactados por uma base de comparação difícil e um momentum operacional ainda difícil para a Extrafarma. A margem Ebitda consolidada projetada é de 2,4%, queda de 150 pontos-base ano a ano. O prejuízo líquido esperado é de R$ 38 milhões.

Panvel

Números fortes para o top line, apesar da base de comparação difícil. A margem Ebtida deve subir 40 pontos-base. Já o lucro deve atingir R$ 22 milhões, queda anual de 12%, impactado por despesas financeiras mais pesadas segundo o Itaú BBA.

Petz

O SSS deve melhorar para 8%. Com a maturação das lojas, reabertura de unidades e incorporação da Petix, o top line deve saltar 25%. As margens devem vir pressionadas por uma penetração maior do digital.

Raia Drogasil

O SSS deve subir 15%, enquanto o top line apresentará crescimento de 20%. A margem bruta deve ficar estável, enquanto a margem Ebitda mostrará ganhos de 90 pontos-base, a 6,4%. O lucro subirá 36%, a R$ 197 milhões.

Smart Fit

O primeiro trimestre será forte, com melhora sequencial nas vendas e ganhos de rentabilidade com diluição de custos e despesas. A margem Ebitda deve se expandir em 300 pontos-base no comparativo trimestral, enquanto o lucro atingirá R$ 88 milhões.

Track & Field

O top line deve crescer 24%. A expectativa para a margem Ebitda é de 23,9%. O lucro líquido subirá 10%, alcançando R$ 23 milhões.

Vivara

O Itaú BBA prevê que a companhia reportará mais uma leva de resultados fortes, com um bom crescimento de top line, com SSS de 9% e abertura de lojas. Uma participação maior dos produtos Life nas vendas deve sustentar uma expansão de margem bruta de 110 pontos-base, embora não seja o suficiente para mitigar despesas com vendas, gerais e administrativas mais pesadas. O resultado líquido deve totalizar R$ 49 milhões.

Leia também:

Setor pet: Inverno aumenta em 50% vendas no setor

Imagem: Freepik

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Inflação muda comportamento do consumidor e reforça atacarejos

Não perca

Exclusivo: Como Carrefour, C&A, Leroy Merlin e Magalu buscam lidar com marketplaces chineses?

Continue Reading

Você pode gostar

  • Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta

    Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

  • homem comendo pipoca em festa junina homem comendo pipoca em festa junina

    Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

  • imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial

    Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

  • celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais

    M-commerce: o que é e quais suas vantagens

  • Amazon Amazon

    Amazon abrirá centro de distribuição no Japão com aquecimento geotérmico

  • Consumo consciente; índice stone; valor Consumo consciente; índice stone; valor

    Consumidores buscam mais do que preço: valor é prioridade nas decisões de compra, afirma pesquisa da Deloitte

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta
Economia12 horas atrás

Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

homem comendo pipoca em festa junina
E-commerce13 horas atrás

Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial
Comportamento14 horas atrás

Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação