Operação
Autoatendimento registra ano recorde
O mercado de autoatendimento experimentou um “novo ano recorde” em 2023, de acordo com um relatório recente da RBR Data Services. Mais de 217.000 terminais foram entregues globalmente, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
As instalações globais de terminais de autoatendimento estão previstas para atingir 2 milhões até 2029, segundo o relatório.
Os varejistas estão reformulando suas opções de autoatendimento em meio a mudanças nos hábitos dos consumidores.
Um número crescente de unidades de autoatendimento, por exemplo, aceita apenas opções de pagamento digital, como carteiras móveis, cartões e pagamentos biométricos. Além disso, em resposta a preocupações sobre perdas, alguns varejistas alteraram suas operações, como a limitação do tamanho das cestas.
“Pilotos de autoatendimento estão surgindo em países menores e a tecnologia está decolando em grandes mercados que inicialmente foram lentos para adotar, como a Alemanha, mostrando forte potencial para o crescimento do mercado global”, disse Jeni Bloomfield, da RBR Data Services, em um comunicado.
Embora os EUA tenham liderado a adoção do autoatendimento, vários grandes varejistas começaram a recuar na tecnologia. Empresas como Walmart, Dollar General e Five Below reduziram ou removeram seus terminais de autoatendimento. A Target passou a limitar as transações de autoatendimento a 10 itens ou menos na maioria das lojas e adicionou mais caixas com funcionários em seus locais.
Além disso, alguns varejistas integraram a tecnologia RFID em suas operações para melhorar suas funções de cadeia de suprimentos e autoatendimento. No entanto, esses esforços têm produzido resultados mistos.
A varejista de moda Uniqlo promoveu a tecnologia RFID como parte de seus esforços para melhorar a gestão da cadeia de suprimentos e a experiência de compra nas lojas. Enquanto isso, na primavera deste ano, o Walmart encerrou um piloto de tecnologia RFID que verificava as compras dos clientes como parte de seu serviço de checkout scan-and-go em uma localização em Bentonville, Arkansas.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo