• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Franchising

ABF vê aprendizados da pandemia como essenciais ao franchising
Advertisement

Franchising

Piccadilly inaugura primeira loja no novo modelo de franquias

Franchising

Como a Pizzaria A Esperança entrou para o Top 10 de vendas em aplicativos de delivery

Franchising Marketing

Google Ads para franquias: como a Comfort atrai leads qualificados para seu negócio

Colunistas Franchising Marketing

Franquias e o dilema do marketing local: como resolver sem perder controle

Franchising

Hypper Brands aposta em aquisições e incubação de franquias para democratizar o setor de alimentação no Brasil

Franchising

ABFCON 2025 unirá redes, líderes e marcas pelo futuro do franchising

Franchising

Educação e inovação: Como o Supera transforma aprendizado em negócio de alto impacto

Colunistas Franchising

Falha no envio da Circular de Oferta de Franquia e continuidade do negócio

Colunistas Franchising Marketing

O erro das franquias que só fazem marketing institucional

Franchising

ABF vê aprendizados da pandemia como essenciais ao franchising

Em entrevista exclusiva à Central do Varejo. diretora-executiva da entidade avaliou o bom momento vivido pelo mercado de franquias

Publicado

2 anos atrás

on

15 de maio, 2023

Por

Bruno Meirelles

E-commerce, delivery, ensino à distância, reuniões online. Esses termos, que eram pouco comuns até 2020, ganharam enorme projeção em função das necessidades trazidas pela pandemia do coronavírus. E na visão de Fabiana Estrela, diretora-executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF), todos esses aprendizados se mantiveram e estão impulsionando o crescimento do setor. Em conversa exclusiva à Central do Varejo, a especialista avaliou o momento vivido pelo mercado de franquias. Confira.

O setor de franquias cresceu mais de 14% no ano passado. A que se deve esse bom desempenho?

Nosso franchising vem crescendo ano após ano. Tivemos um decréscimo de 2020, mas antes da pandemia estávamos crescendo um dígito, e em 2021 passamos para dois dígitos. No ano passado, o crescimento se manteve em cima da base de recuperação da economia e veio em função do trabalho do dia a dia e dos aprendizados durante a crise sanitária.

Houve o aumento do e-commerce, do delivery, a integração e o desenvolvimento de novos canais. Foram muitas evoluções que seguiram mesmo depois da reabertura. Toda a parte de delivery aumentou de forma significativa e não reduziu com o fim do lockdown, os restaurantes vem mantendo um percentual alto de entregas dentro do seu faturamento. Então tudo isso trouxe ganhos importantes em termos de eficiência e resultado para as marcas.

E em relação aos setores, quais foram os destaques dentro do franchising no ano passado?

Houve uma retomada forte da parte de eventos e lazer. Nesse sentido, o segmento de hotelaria e turismo cresceu muito em função disso e da retomada do trabalho presencial, que favorece a realização de reuniões, convenções e encontros individuais frente a frente que são essenciais em determinadas etapas de negócios. Além disso, tínhamos uma grande demanda reprimida de lazer, pois muitas pessoas adiaram seus planos de viagem e resolveram retomá-los no último ano.

A pandemia também mudou a forma como as pessoas enxergam o mundo e favoreceu o mercado de saúde. Hoje os consumidores estão valorizando muito mais o ser em relação ao ter, investindo em qualidade de vida e mudando seus hábitos. Assim, o setor de farmácias teve aumento de produtos de marca própria, e ações ações de prevenção também cresceram. Tivemos impacto, inclusive, no uso de óculos de grau, pois as pessoas passaram a ter mais necessidade deles em função do uso constante de telas.

Mas a grande notícia foi que todos os setores do franchising cresceram, sem exceção. O varejo de moda aprendeu a vender online, a educação se adaptou muito bem ao ensino à distância, e o setor de alimentação se beneficiou da retomada dos pontos físicos e do aumento de ticket médio por conta da inflação.

Imagem: Divulgação/ABF

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Conveniência impulsiona franquias com modelo focado em condomínio

Não perca

Demitidos na pandemia, mãe e filho faturam mais de R$1 mi com franquia de tintas

Continue Reading

Você pode gostar

  • moda circular moda circular

    Privalia e Instituto Dona de Si lançam ação de moda circular durante a Black Friday

  • Botoclinic Botoclinic

    Botoclinic inaugura Casa conceito na Avenida Brasil

  • Kecia Steelman, CEO da Ulta Kecia Steelman, CEO da Ulta

    NRF 2026: Kecia Steelman, CEO da Ulta Beauty, destaca o poder da liderança centrada em pessoas e inovação

  • Labubu Labubu

    Sucesso do Labubu perde força e ações da Pop Mart caem 9%

  • pequenos; festas pequenos; festas

    Confiabilidade é fator decisivo para o sucesso das vendas online no período de festas

  • Piccadilly Piccadilly

    Piccadilly inaugura primeira loja no novo modelo de franquias

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
moda circular
Comportamento19 horas atrás

Privalia e Instituto Dona de Si lançam ação de moda circular durante a Black Friday

Botoclinic
Operação21 horas atrás

Botoclinic inaugura Casa conceito na Avenida Brasil

Kecia Steelman, CEO da Ulta
NRF20261 dia atrás

NRF 2026: Kecia Steelman, CEO da Ulta Beauty, destaca o poder da liderança centrada em pessoas e inovação

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.