• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

Sebrae explica como ChatGPT pode impulsionar negócios no varejo
Advertisement

Inovação

Qual é a melhor carteira digital em 2025?

Colunistas Inovação

Inteligência artificial: do chatbot ao agente autônomo - navegando pelos desafios da conformidade

Colunistas Inovação

Omnicanalidade, Inteligência Artificial e Social Commerce: o futuro do varejo em nossas mãos

E-commerce Inovação

Nuvemshop investe R$ 55 milhões em IA e lança solução para liderar conversational commerce

Inovação

Pinterest testa ferramentas de IA para criar colagens e criativos para marcas

Colunistas Inovação

Inteligência artificial: um olhar para o varejo físico

Inovação

Alibaba lança ferramenta de IA para ajudar varejistas de moda a criar vídeos de provador virtual

Inovação

Mattel e OpenAI anunciam parceria para desenvolver produtos

Inovação

Amazon implementa ferramentas de IA para simplificar e acelerar entregas

Inovação

Sebrae explica como ChatGPT pode impulsionar negócios no varejo

Seja em marketing, finanças, atendimento ao cliente ou processo de vendas, tecnologia pode aumentar receita e diminuir custos

Publicado

2 anos atrás

on

16 de maio, 2023

Por

Redação

A forma como a Inteligência Artificial (IA) tem influenciado o setor varejista é verdadeiramente inovadora. Um exemplo disso é o ChatGPT, avançado chatbot que vem sendo amplamente utilizado pela setor. Essa ferramenta é surpreendentemente ágil ao responder virtualmente todas as perguntas dos usuários em tempo real, produzindo textos que parecem escritos por humanos e de acordo com o Sebrae, pode impulsionar os negócios.

Desenvolvido pelo laboratório de pesquisas de IA chamado OpenAI, o ChatGPT, sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” (Transformador Pré-Treinado Generativo), foi treinado com uma enorme quantidade de textos, totalizando 45 Terabytes de dados produzidos até 2021.

Por meio do uso de IA e aprendizado de máquina, esse robô utiliza a linguagem escrita para criar textos e responder a praticamente qualquer pergunta direcionada a ele. Essa capacidade significa que a plataforma pode executar uma ampla variedade de tarefas, desde a redação de textos simples até a criação de códigos de programação ou o desenvolvimento de estratégias de vendas para negócios específicos. Por essas razões, a ferramenta tem potencial para se tornar uma peça fundamental no varejo.

De acordo com Cristina Araújo, analista do Sebrae e defensora do Ecossistema de Inovação no Brasil, a plataforma trará grandes avanços para os pequenos varejistas ao reduzir custos estratégicos e operacionais. Ela ressalta que as aplicações do ChatGPT, seja no marketing, nas finanças, no atendimento ao cliente ou no processo de vendas, podem aumentar a receita e diminuir os custos para os varejistas.

O comércio também pode se beneficiar dessa nova tecnologia em diversas formas, como atendimento ao cliente para responder a perguntas frequentes sobre produtos, marketing para enviar mensagens personalizadas ou gerar ideias criativas, automatização de processos internos, como agendamento de compras, e automatização das vendas por canais online.

Além disso, o ChatGPT é extremamente eficaz no atendimento fora do horário de funcionamento da loja, fornecendo suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa disponibilidade contínua, com respostas rápidas e solucionáveis, pode garantir a satisfação do cliente e aprimorar ainda mais a experiência de consumo. O chatbot também é capaz de fazer recomendações de produtos com base nas compras anteriores dos clientes, o que aumenta as vendas no varejo. É importante destacar que essa inteligência artificial pode ser integrada a outros softwares, como o Word, Bing e até mesmo o WhatsApp Business.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Startup de inteligência de dados na moda recebe aporte de R$2,7 mi

Não perca

Pricefy eleva as margens do varejo com tecnologia e preços dinâmicos

Continue Reading

Você pode gostar

  • Correios Correios

    Correios lançam plataforma de e-commerce com mais de 500 mil produtos

  • cultura da empresa; H2H; vendas cultura da empresa; H2H; vendas

    Alta performance com equilíbrio: como vendas e saúde mental podem andar juntas

  • Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta

    Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

  • homem comendo pipoca em festa junina homem comendo pipoca em festa junina

    Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

  • imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial

    Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

  • celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais

    M-commerce: o que é e quais suas vantagens

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Correios
E-commerce2 horas atrás

Correios lançam plataforma de e-commerce com mais de 500 mil produtos

cultura da empresa; H2H; vendas
Comportamento4 horas atrás

Alta performance com equilíbrio: como vendas e saúde mental podem andar juntas

Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta
Economia17 horas atrás

Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação