• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Operação

Varejo de vizinhança: conheça a tendência que veio para ficar
Advertisement

Operação

iFood anuncia aquisição de 20% da CRMBonus

Operação

H&M confirma inauguração de sua primeira loja no Brasil

Operação

Grupo Boticário amplia presença física com foco em integração omnichannel

Operação

Oxxo amplia cardápio com sanduíches tradicionais paulistanos

Operação

Mercado pet: crescimento e tendências do setor

Operação

Pop-up store da Shein em Goiânia registra recorde de receita

Operação

Uber testa novo recurso nos EUA que permite passageiras escolherem motoristas mulheres

Comportamento

Gerenciamento: o que é e como fazer

Operação

Índice de ruptura nos supermercados sobe em junho

Operação

Varejo de vizinhança: conheça a tendência que veio para ficar

Mudanças nos hábitos de consumo causadas pela pandemia originaram novas modalidades e canais de venda

Publicado

2 anos atrás

on

22 de maio, 2023

Por

Redação
cesta de supermercado; fevereiro vendas do varejo

As mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros têm impulsionado o comércio local e trazido novas perspectivas para o setor supermercadista. Durante o terceiro dia do Apas Show 2023, a 37ª edição do Congresso de Gestão, foram discutidas essas transformações e delineadas as principais tendências do varejo, como o varejo de vizinhança.

Lee Peterson, vice-presidente de marca, estratégia e design da WD Partners, destacou que a pandemia causou mudanças significativas na sociedade, como a adesão ao trabalho em casa e o contínuo crescimento do comércio eletrônico. Essa segmentação intensa do varejo deu origem a novos formatos e canais de vendas.

Segundo Peterson, os consumidores desejam trabalhar em casa e, quando saem para fazer suas compras, procuram uma loja próxima, confortável e com tudo o que precisam. Esse comportamento oferece oportunidades para o desenvolvimento do varejo de vizinhança, com lojas menores, agradáveis, com uma boa variedade de produtos, fácil acesso e localizadas a 15 minutos do cliente. Peterson reflete que as lojas menores são parte do futuro e é necessário abraçar essas ideias para acompanhar as tendências.

Dácio Andrade Moraes, palestrante do tema “Traduzindo a Estratégia na Operação da Loja de Vizinhança”, enfatizou que lojas de conveniência, postos de gasolina, açougues, farmácias, lojas de autopeças e materiais de construção são exemplos de varejo encontrados no segmento de mercado local. Segundo Moraes, os clientes buscam padronização, preços justos, atendimento a qualquer hora e produtos frescos na proximidade. Ele destaca a importância de estabelecer parcerias nesse contexto.

Kate Ancketill, especialista britânica em consumo e mercado, abordou o tema “A grande disrupção” e discutiu as transformações no mundo atual e as oportunidades emergentes para o setor supermercadista. Kate ressaltou que muitas dessas questões estão relacionadas à sustentabilidade e aos direitos humanos.

Ela mencionou o exemplo de empresas varejistas que adotaram criatividade para se tornarem mais sustentáveis, como um supermercado em Boston, onde os consumidores escolhem os produtos por meio de um aplicativo e os retiram na loja a preços mais baixos. Com esse novo modelo, o estabelecimento obteve uma economia de 25% em energia. Kate alerta que é um mundo novo e complexo, onde é necessário inovar e construir resiliência.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Alta dos juros leva C&A a reduzir ritmo de abertura de novas lojas

Não perca

Com dados, Yandeh vira trunfo de mercado de bairro contra gigantes

Continue Reading

Você pode gostar

  • Adyen Adyen

    Adyen destaca IA e inovações no Pix no Fórum E-Commerce Brasil 2025

  • Cielo Cielo

    Cielo apresenta soluções integradas e programa de parcerias no Fórum E-Commerce Brasil 2025

  • Aditum Aditum

    Aditum apresenta soluções para unificar e simplificar operações financeiras no Fórum E-Commerce Brasil 2025

  • iFood sobe posições no ranking de maiores e-commerces do Brasil iFood sobe posições no ranking de maiores e-commerces do Brasil

    iFood anuncia aquisição de 20% da CRMBonus

  • Ricardo Almeida Ricardo Almeida

    Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

  • Redução do aluguel Redução do aluguel

    Redução do aluguel – Como maximizar o ganho em ações judiciais*

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Adyen
Eventos34 minutos atrás

Adyen destaca IA e inovações no Pix no Fórum E-Commerce Brasil 2025

Cielo
Eventos2 horas atrás

Cielo apresenta soluções integradas e programa de parcerias no Fórum E-Commerce Brasil 2025

Aditum
Eventos3 horas atrás

Aditum apresenta soluções para unificar e simplificar operações financeiras no Fórum E-Commerce Brasil 2025

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising6 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos5 horas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação