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E-commerce brasileiro cai em agosto; setor de cosméticos é destaque

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Imagem de perfume; Natura, grande empresa de cosméticos, avalia vender The Body Shop; e-commerce agosto

O e-commerce brasileiro registrou uma queda de 5,8% em agosto, de acordo com o relatório “Setores do E-commerce no Brasil”, da Conversion. Apesar da retração, o mês foi o de quinto melhor resultado para o setor em 2024. A queda ocorreu em meio a um cenário de desempenho misto, com alguns segmentos apresentando crescimento impulsionado pelo Dia dos Pais.

O setor de cosméticos, por exemplo, registrou alta de 1,6%, com destaque para a Natura, que teve um aumento de 15,9% em acessos, tanto via web quanto por aplicativos. A marca entrou no ranking dos 30 maiores e-commerces do Brasil. O Boticário, líder do setor, registrou um crescimento de 27,8% em comparação com o mesmo período de 2023 e de 8,2% em relação ao mês anterior. A Eudora também teve destaque, subindo para a terceira posição no setor.

O segmento de joias e relógios também apresentou crescimento, com alta de 0,7% em agosto. A Vivara, responsável por puxar os números positivos, registrou um aumento de 4,4% em relação ao mês anterior, atingindo seu melhor resultado do ano.

Por outro lado, o setor de calçados sofreu uma queda de 15,9%, assim como o turismo, que caiu 14,5% com o fim das férias escolares. O setor de importados também recuou, com queda de 11,1%. No entanto, a Shein, grande player no setor de importados, subiu para o primeiro lugar, concentrando 70,6% do tráfego de aplicativos e alcançando 49,9 milhões de acessos. A Made In China também se destacou, crescendo 13% e subindo para a oitava posição no ranking.

No disputado ranking dos maiores e-commerces do Brasil, a Shopee retomou a segunda posição, ultrapassando a Amazon. A OLX também ganhou destaque, superando a Samsung, que caiu para a quinta posição após registrar uma retração de 9%. As Casas Bahia, com crescimento de 4,6%, voltaram ao Top 10, ocupando a décima colocação. Entre as redes de e-commerce chinesas, a Shein se aproveitou da queda de 13% da Aliexpress e subiu para o sétimo lugar em agosto.

Em termos de crescimento anual, a Shopee liderou com alta de 19,3%, seguida pela Havan, com 10,1%, e pelo Mercado Livre, que manteve sua liderança no setor com crescimento de 7,8%.

Em agosto, mais de 75% dos acessos a e-commerces no Brasil foram realizados via celulares, refletindo a tendência crescente de uso de dispositivos móveis, impulsionada pela expansão da internet rápida no país. Enquanto isso, 25% dos acessos ainda ocorreram via desktops, com os tablets representando uma participação menor, agrupada nos dados de mobile. Os acessos de aplicativos citados no relatório foram contabilizados apenas para dispositivos com sistema operacional Android.

Imagem de perfume; Natura, grande empresa de cosméticos, avalia vender The Body Shop; e-commerce agosto

Imagem: Envato

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