Economia
Supermercados têm 8% mais vendas no 3º trimestre
De acordo com o Monitor do Varejo Alimentar da TOTVS, as vendas em supermercados tiveram crescimento de 8% no terceiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar de o resultado ter sido positivo, o mês de setembro teve uma desaceleração nos resultados. O mês obteve um crescimento de apenas 2% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto os meses de julho e agosto registraram, respectivamente, um aumento de 9% e 11% nas vendas.
Ticket médio em supermercados
O relatório apontou que os brasileiros estão gastando mais, independente do tamanho da compra. O gasto médio nas cestas com mais de 25 itens foi o que obteve um aumento mais expressivo (7,71%), passando de R$496,34 para R$534,59 em 2024. Na sequência, está o gasto médio com cestas de reposição (de 12 a 25 itens), que aumentou 5,5%, passando de R$175,10 para R$184,73.
Já o gasto médio com as cestas com 5 a 11 itens cresceu de R$78,49 para R$82,13, totalizando um aumento de 4,64%, e o gasto médio com cestas de emergência (até 4 itens) passou de R$31,56 para R$32,18, registrando aumento de 1,96%.
Em relação à missão de compra, as compras de emergência continuam sendo as mais frequentes entre os brasileiros. Este tipo de compra representou quase metade das idas aos supermercados no trimestre (46,40%). Em seguida, estão as compras de conveniência (29,79%), reposição (15,14%), e abastecimento (8,67%).
“Já observamos há algum tempo a tendência de compras menores entre os brasileiros. Este hábito abre espaço, por exemplo, para uma maior atuação dos varejos de proximidade. Estes estabelecimentos vêm ganhando relevância na rotina da população e ocupando uma posição de destaque no setor de varejo alimentar. Dados como este são valiosos para os varejistas acompanharem os movimentos de mercado e para as empresas de bens de consumo guiarem suas decisões de negócio”, comenta Elói Assis, diretor-executivo para Varejo da TOTVS.
Composição da cesta
As cinco categorias de itens mais comprados pelos brasileiros no trimestre foram: frutas frescas (28,9%), padaria (26,9%), guloseimas (23,2%), bebidas gaseificadas (22,2%) e legumes e vegetais (21,5%). Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, a categoria de “doces e confeitaria” sofreu a maior redução de participação na cesta dos compradores, com uma queda 25,1%. Já o maior crescimento foi registrado pela categoria “padaria”, que obteve um aumento de 8,1%.
Perfil do consumidor
De acordo com a pesquisa, as mulheres continuam sendo as principais clientes de supermercados, representando 54,35% no trimestre, em todas as regiões do Brasil. No comparativo por gerações, a Geração X continua sendo a categoria que mais vai às compras (34%), seguida pela Geração Y (32,2%), Baby Boomers (20,3%), Geração Z (8,3%) e a Geração Silenciosa (5,1%), representada por pessoas com mais de 71 anos. Os mais jovens estão comprando mais em supermercados: a Geração Z aumentou em 15,28% sua participação, enquanto a Geração Y aumentou em 3,19% sua participação.
Para Assis, “os dados apontam uma participação cada vez mais significativa das gerações mais jovens na ida aos supermercados, evidenciando que estamos vivenciando uma mudança no perfil dos compradores. Portanto, é fundamental que os varejistas já comecem a considerar a relevância deste público para suas estratégias. E, quem faz o produto que está na prateleira, deve cada vez mais usar dados como esses para entender se está conseguindo se adequar às necessidades de quem efetivamente está comprando no varejo”.
Na distribuição por classe social, a classe C segue liderando as compras (50,78%). Em segundo lugar, estão a classe D (24,46%), a classe B (24,27%) e a classe A (0,48%). No comparativo com o ano passado, destaque para a queda da participação das classes A, B e C, e para o aumento de 6,28% na participação das compras da classe D.