E-commerce

Consumo digital cresce, mas confiança do consumidor diminui, aponta pesquisa

Publicado

on

frete de devolução; confiança

Um estudo realizado pela Serasa Experian revelou que a digitalização do consumo segue em crescimento, mas a segurança percebida pelos consumidores está em queda. O Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024 aponta que 48% dos entrevistados desistiram de uma compra online por falta de confiança no site ou aplicativo.

Apesar dessa desconfiança, as compras digitais cresceram em média 1,6 ponto percentual em 2024 em relação ao ano anterior. Entre os consumidores consultados, 48% declararam realizar de uma a três compras digitais por mês. No entanto, a confiança na eficácia das medidas de proteção adotadas pelas empresas caiu de 51% para 43% no período.

Os principais receios dos consumidores ao comprar online incluem a possibilidade de realizar uma compra em um site falso (41%), ter seus dados utilizados por terceiros para compras indevidas (41%) e sofrer vazamento de informações pessoais (37%).

A pesquisa também identificou que 69% dos consumidores consideram essencial que as empresas consigam identificá-los corretamente no ambiente online. O levantamento indicou ainda um aumento nas tentativas de fraude, que ultrapassaram 1 milhão de ocorrências em novembro de 2024, o equivalente a uma tentativa a cada 2,5 segundos.

Entre as soluções de segurança, os métodos de autenticação se destacam. A biometria física, que inclui reconhecimento facial, impressão digital e reconhecimento de voz, foi apontada como uma tecnologia segura por 71,8% dos entrevistados. Seu uso aumentou de 59% para 67% no último ano. Já a biometria comportamental, que analisa padrões como pressão na tela, forma de digitação e variações na voz, ainda é pouco conhecida pelos consumidores.

“A crescente digitalização trouxe inúmeros benefícios, tanto para as empresas quanto para os consumidores, mas também expôs vulnerabilidades que precisam ser endereçadas. Com esses insights, surge a oportunidade de as empresas investirem em soluções robustas de autenticação e prevenção à fraude para garantir a confiança dos consumidores no ambiente online”, explicou o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *