E-commerce
Cinco dos dez maiores e-commerces no Brasil são asiáticos, aponta relatório da Conversion

No mês de janeiro de 2025, cinco plataformas asiáticas figuraram entre os dez sites de e-commerce mais acessados no Brasil, de acordo com a edição de fevereiro do relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion. Os e-commerces asiáticos Shopee, Temu, Samsung, Shein e AliExpress somaram 639 milhões de acessos no período. O setor de importados, impulsionado principalmente pela Temu, apresentou um crescimento de 68% em relação ao mesmo mês de 2024, atingindo 331 milhões de acessos.
A Temu foi a empresa que mais cresceu no setor. Em janeiro de 2025, registrou um aumento de 38,5% nos acessos em comparação a dezembro de 2024, com um acréscimo de 39,7 milhões de visitas. No comparativo anual, a plataforma passou de 1,1 milhão de acessos para 142,9 milhões, um crescimento de 11.000%.
Setores em crescimento
O setor de Educação, Livros & Papelaria registrou aumento de 30,3% em janeiro, impulsionado pelo período de volta às aulas. O Gran Cursos Online alcançou a liderança no segmento.
Os setores de Presentes & Flores e Pet também registraram crescimento. A Gocase foi um dos destaques, com aumento de 1,9 milhão de acessos em comparação a dezembro, representando um crescimento de 49%.
O turismo registrou aumento pelo quinto mês consecutivo, com acréscimo de 28 milhões de acessos em janeiro, um crescimento de 11,7% em relação a dezembro. O Airbnb liderou o crescimento do setor, com aumento de 21,6% no mês e 34,5% no ano.
Acesso por dispositivos
O setor de Eletrônicos e Eletrodomésticos apresentou crescimento de 103,6% nos acessos via aplicativo em um ano. A Samsung foi responsável por 76,4% do tráfego no segmento, com 12,7 milhões de acessos.
Em janeiro, 76,7% dos acessos a e-commerces foram realizados por dispositivos móveis. Destes, 55,3% ocorreram via navegador de celular e 21,4% por meio de aplicativos. Os acessos via desktop representaram 23,3% do total.
Imagens: Conversion