Operação

5 estratégias para uma logística de entrega imbatível

Publicado

on

Omnichannel

No momento em que um produto é entregue na porta do cliente, estabelece-se um verdadeiro ponto de contato entre a empresa e o consumidor, e essa primeira interação é o que torna o impacto significativo. Portanto, é essencial que os negócios, independentemente do tamanho, adotem um processo eficiente de logística de entrega.

Segundo uma pesquisa realizada pela Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística, somente durante o período noturno, no Brasil, o volume de entregas aumentou de 3,2 milhões em 2023 para 5 milhões em 2024. A pesquisa da empresa de tecnologia também revelou o número de entregas por região durante o período. Em primeiro lugar, está o Sudeste com 1,8 milhões, seguido pelo Centro-Oeste com 1,3 milhões e, em terceiro, o Sul com 22,2 milhões.

Esses dados não apenas destacam a distribuição das entregas, mas também revelam a necessidade de estratégias inovadoras para se adaptar à crescente demanda.

Veja algumas estratégias para garantir a melhor experiência em logística possível para compradores:

1- Planeje-se

Levante dados de como foram as vendas em períodos anteriores para ter noção de como poderá impactar a logística do seu negócio. Pode ser necessário contratar mais mão de obra ou aperfeiçoar o espaço do estoque para otimizá-lo, em caso de datas comemorativas, por exemplo. Vale o investimento para garantir um alto nível de atendimento.

2 – Atenção aos prazos

Já pensou em ficar esperando uma entrega que tinha previsão de chegada e nada de receber o produto? Pois é, aposto que nunca mais voltaria a comprar deste lugar! Por isso, ter atenção nesta etapa influencia muito a experiência do consumidor e deve ser levado a sério.

3 – Ofereça opções

Se possível, ofereça aos clientes mais de uma possibilidade de recebimento, como entregas antecipadas, retiradas no local, entre outras. Unindo a necessidade do cliente com a disponibilidade do produto, essa diversificação é uma ótima opção para as empresas oferecerem aos consumidores.

4 – Planejamento das rotas de entrega

Certifique-se de fazer um planejamento das rotas para as entregas, observando bairros vizinhos a grandes avenidas e traçando alternativas para evitar semáforos e zonas de engarrafamento. Caso seja possível, levante dados das regiões que mais compram do seu negócio e use essa informação ao seu favor para realizar esse planejamento.

5 – Deixe o cliente saber onde está a sua compra

Por último, mas não menos importante, manter atualizada a informação de rastreamento da entrega é positivo para a experiência de compra dos seus clientes. Então, sempre que possível, atente-se a informar se a mercadoria já foi enviada, se está em trânsito ou se já foi entregue.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *