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4 benefícios da transformação digital para a logística
A logística tem se tornado cada vez mais um dos aspectos mais importantes para o sucesso do varejo, principalmente considerando a agilidade e excelência que grandes varejistas entregam aos clientes. Para otimização dos processos logísticos, a transformação digital pode ser uma grande aliada. Uma pesquisa da Next.Log mostrou que quase 80% desses negócios relataram ter investido em soluções de tecnologia no último ano.
“O primeiro passo de todos é entender que as inovações tecnológicas vieram para agregar ao setor e garantir maior agilidade nos processos, otimização de tarefas e satisfação do consumidor final. Ao ter isso em mente, as empresas acabam aumentando o investimento em novas tecnologias, gerando um ambiente mais positivo a partir das mudanças geradas”, completa André Pimenta, CEO da Motz, transportadora digital.
Nesse cenário, veja os 4 principais benefícios da transformação digital para o setor logístico:
1. Otimização do planejamento
Uma vez que a tecnologia proporciona acesso diário a um grande volume de informações, o processo de planejamento se torna mais ágil e assertivo. Além disso, a transformação digital também possibilita o desenvolvimento de estratégias claras para a jornada logística, com indicadores e acompanhamento de resultados ainda mais precisos.
2. Redução de custos
Através da automação dos processos, é possível identificar e corrigir erros que poderiam passar despercebidos, evitando consequências mais severas. O investimento em novas tecnologias na área da logística é uma medida essencial para evitar prejuízos decorrentes de falhas. Com isso, o resultado é de menores custos adicionais através do uso de dados e processos manuais mais automatizados, permitindo que os colaboradores foquem na parte humana das atividades e na revisão e atenção aos problemas.
3. Clareza na tomada de decisões
A coleta e análise das informações adequadas permitem que as empresas tomem decisões mais eficazes. Por exemplo, na otimização de rotas ou na aquisição de insumos baseada no mapeamento das tendências de consumo. Consequentemente, as organizações podem se antecipar melhor para atender ao aumento da demanda, desenvolvendo estratégias para atender melhor seu cliente final.
4. Gestão de estoque
O controle de estoque desempenha um papel essencial no funcionamento eficiente da cadeia logística, já que imprecisões nas entradas e saídas resultam em prejuízos que podem, inclusive, afetar a satisfação do cliente. A implementação da tecnologia ajuda a evitar perdas no estoque, contribuindo para uma melhoria na eficiência dos prazos de entrega.
Imagem: Freepik