Comportamento
Usuários do Roblox fazem compras no jogo e na vida real, aponta pesquisa

Uma nova pesquisa indica que a maioria dos usuários do Roblox gasta dinheiro na plataforma — e esse gasto muitas vezes se traduz em compras físicas.
A consultoria global de estratégia Altman Solon entrevistou recentemente mais de 1.000 consumidores ao redor do mundo (incluindo o Brasil) e descobriu que 88% deles conhecem o Roblox. Entre os entrevistados que conhecem a plataforma, 53% a utilizam ativamente, jogando em média sete horas por semana.
Desde 2015, a moeda virtual do game, o Robux, permite que os usuários façam compras na plataforma. Os resultados da pesquisa mostram que, entre os usuários atuais do Roblox, 93% já gastaram dinheiro na plataforma e 65% gastam Robux diariamente ou semanalmente.
Quase seis em cada dez usuários (57%) afirmam gastar dentro do jogo com power-ups ou melhorias de desempenho, 56% com upgrades de avatar e itens como skins ou objetos, e 43% com acesso a conteúdo premium.
Quanto à motivação para gastar dentro do jogo, quase metade dos entrevistados que fazem compras virtuais com Robux o fazem para melhorar a jogabilidade ou as chances de vencer, seguidos por motivos ligados à autoexpressão criativa (44%).
Entre os respondentes que gastam dinheiro no Roblox, mais da metade (52%) também realiza compras no mundo real de produtos vinculados ao seu personagem no universo Roblox. As principais categorias de produtos físicos inspirados no Roblox incluem roupas e acessórios (34%), seguidas por brinquedos e itens colecionáveis (31%).
As principais motivações para compras no mundo real relacionadas ao Roblox incluem o amor pelos jogos e/ou avatares (33%), influência das redes sociais ou do YouTube (19%) e recomendações de amigos ou influenciadores (18%).
Além disso, 75% dos entrevistados que são jogadores ativos do Roblox disseram estar propensos a comprar mídias relacionadas ao seu jogo favorito. Já 78% demonstraram interesse em interagir com suas marcas favoritas do Roblox fora da plataforma (em console, YouTube ou celular).
A Altman Solon entrevistou mais de 1.000 pessoas em nível global sobre seu conhecimento e engajamento com o Roblox, além de hábitos de consumo dentro e fora da plataforma, motivações para gastos em mídias cruzadas e engajamento com marcas do Roblox em diferentes canais. Os respondentes estavam localizados nos EUA, Brasil, Canadá, Reino Unido, França, México, Arábia Saudita, África do Sul, Índia e Japão, representando diferentes faixas etárias, gêneros e regiões.
Imagem: Divulgação
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo