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PMEs online movimentam R$ 3 bi no 1º semestre

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e-commerce; cartões; compras online brasileiros; PMEs

As pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam no comércio eletrônico movimentaram R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025, segundo levantamento da Nuvemshop. O valor representa um aumento de 50% em comparação com o mesmo período de 2024.

No total, foram comercializados 40 milhões de produtos entre 1º de janeiro e 30 de junho, o que corresponde a um crescimento de 26% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior.

“O primeiro semestre não conta com grandes datas de consumo como a Black Friday e o Natal, que movimentam o segundo semestre. Ainda assim, datas especiais como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados são muito relevantes para o comércio eletrônico. Além delas, o Carnaval, a Páscoa e outras datas comemorativas também podem ser bem exploradas pelos empreendedores que se organizam com antecedência e apostam em campanhas alinhadas ao seu público”, afirmou Luiz Natal, gerente de plataforma da Nuvemshop.

Entre os segmentos com maior faturamento no período, Moda lidera com R$ 1,5 bilhão. Em seguida aparecem Saúde & Beleza (R$ 391 milhões), Casa & Jardim (R$ 191 milhões) e Acessórios (R$ 177 milhões).

O estado de São Paulo lidera o ranking de faturamento, com R$ 1,3 bilhão. Minas Gerais (R$ 278 milhões), Santa Catarina (R$ 200 milhões), Rio de Janeiro (R$ 199,5 milhões) e Ceará (R$ 151 milhões) completam o top cinco.

O número total de pedidos registrados foi de 11 milhões, um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. O ticket médio ficou em R$ 255,80.

Entre os meios de pagamento utilizados, o Pix foi responsável por 49% das transações, seguido pelo cartão de crédito, com 46%.

Os dados consideram as vendas realizadas pelas PMEs brasileiras da base da Nuvemshop no primeiro semestre de 2025.

Imagem: Envato

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