E-commerce
4 dicas para melhorar a experiência do cliente no Dia dos Pais
Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas comerciais mais relevantes do calendário nacional. Paralelamente, o comércio eletrônico vem crescendo de forma consistente, oferecendo às pequenas e médias empresas uma plataforma essencial não apenas para aumentar as vendas, mas também para construir relacionamentos duradouros com os clientes por meio de experiências de compra personalizadas.
No entanto, em um mercado com consumidores cada vez mais exigentes e uma infinidade de ofertas, tanto nas lojas físicas quanto no online, é preciso mais do que boas promoções para se destacar. Experiências memoráveis, eficientes e personalizadas, que se integram entre diferentes canais (omnichannel), são passos essenciais para o sucesso no varejo atual.
A tecnologia surge como um grande diferencial nesse cenário. Comerciantes que investem em ferramentas de inteligência artificial para otimizar o atendimento, por exemplo, conseguem oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Esse movimento não acontece por acaso: segundo o relatório CX Trends 2025, da Zendesk, cada vez mais consumidores ao redor do mundo acreditam que a IA pode elevar o nível de personalização, tornando-se um fator-chave para a fidelização. Além disso, 81% dos consumidores brasileiros afirmam que o atendimento ao cliente é uma etapa fundamental para manter a lealdade a uma marca.
Nesse sentido, veja quatro dicas práticas com base nas tendências de atendimento e experiência do cliente:
Aposte na personalização
De acordo com o relatório da Zendesk, 68% dos consumidores brasileiros já esperam interações mais personalizadas com o uso de IA, enquanto 78% dizem estar mais dispostos a interagir com ferramentas de IA que proporcionem experiências de compra personalizadas.
Para Renato Cohen, gerente sênior de Solutions Consulting na Zendesk, o uso de assistentes virtuais e agentes baseados em IA pode ajudar até mesmo os menores comércios — físicos ou digitais — a reconhecer padrões de comportamento, oferecer sugestões relevantes e gerar uma experiência positiva para os clientes.
“É importante destacar que, hoje, personalização deixou de ser um diferencial e passou a ser uma expectativa. E, com IA, os pequenos lojistas podem reduzir custos e tornar o atendimento mais eficiente em datas de grande movimento, como o Dia dos Pais”, ressalta Renato.
Invista em IA para se diferenciar da concorrência
O estudo também mostra que o investimento em inteligência artificial já está gerando retorno real para as empresas: 86% dos líderes de experiência do cliente (CX) brasileiros dizem que o uso de IA no atendimento ao cliente proporciona ROI positivo.
“Em um mercado tão competitivo quanto o varejo brasileiro, a IA é um caminho para fortalecer os diferenciais. Combinar tecnologia com o atendimento próximo, que já é característico dos pequenos negócios, é uma grande vantagem para as PMEs”, afirma o executivo da Zendesk.
Use tecnologia para potencializar o atendimento humano
A inovação também tem se mostrado decisiva para aumentar a eficiência, a capacidade e as habilidades das equipes de atendimento.
Segundo o relatório da Zendesk, 99% dos agentes de atendimento no Brasil afirmam que os copilotos de IA aumentam sua capacidade de oferecer uma melhor experiência ao cliente.
“Esse dado mostra que, longe de substituir o trabalho humano, a inovação potencializa o talento dos agentes, liberando tempo e recursos para que os comerciantes possam atender cada cliente de forma mais personalizada”, explica Renato.
Use atendimento por voz para facilitar a comunicação
O uso de assistentes de voz — humanos ou virtuais — é outro pilar para garantir uma boa experiência de compra e atendimento, como mostra o Zendesk CX Trends 2025.
No Brasil, 96% dos consumidores acreditam que a IA de voz finalmente está mostrando seu potencial, oferecendo interações mais naturais, inclusivas e eficazes. Além disso, 62% dos brasileiros consideram mais fácil interagir por voz do que por texto — o que é especialmente importante para públicos menos familiarizados com canais digitais.
Outro destaque do estudo é que a IA de voz, com suas capacidades de linguagem natural, ajuda os consumidores a se sentirem ouvidos em todos os pontos de contato.
“Assim, além de agilizar o atendimento e reduzir filas, estamos falando de uma tecnologia capaz de gerar proximidade — algo essencial em datas tão simbólicas como o Dia dos Pais”, afirma Renato. Ele acrescenta que, com planejamento e apoio de soluções hoje acessíveis mesmo para pequenos comerciantes, físicos ou digitais, é possível elevar o nível de experiência nessa data tão importante para o varejo.
Imagem: Freepik