Operação
Mulheres reduzem gastos supérfluos, diz pesquisa

No primeiro semestre de 2025, a demanda anual por produtos supérfluos entre mulheres ficou estável, enquanto as vendas por unidade para homens cresceram 3%, segundo a Circana. Os gastos supérfluos femininos cresceram 1% no mesmo período, enquanto os masculinos subiram 2%.
A empresa destacou que os gastos supérfluos têm sido afetados pelos preços elevados em categorias como alimentos e bebidas no varejo, bens de consumo não alimentícios e produtos de uso geral.
“As consumidoras são fundamentais para o desempenho do varejo, representando mais da metade dos gastos anuais e dessas decisões de compra”, afirmou Marshal Cohen, analista-chefe da indústria de varejo da Circana. “Mudanças no comportamento de consumo das mulheres revelam sinais de transformações mais amplas no comportamento dos consumidores.”
As mulheres parecem optar por compras que permitam dar uma renovada no visual ou na casa, em vez de gastos de maior valor. Entre janeiro e junho de 2025, a maior parte da retração nos gastos femininos afetou móveis, vestuário, produtos infantis e utensílios domésticos.
Produtos de decoração para o lar e artigos para esportes coletivos foram os que mais ganharam espaço nesse público. As mulheres também gastaram menos em vestuário especializado, lojas de departamento e grandes varejistas no início deste ano, migrando mais para o e-commerce e clubes de atacado.
Diversas mudanças demográficas de consumo estão ocorrendo no varejo, tornando mais importante do que nunca que as marcas compreendam o perfil de cada grupo de consumidores e trabalhem para alcançá-los de forma mais personalizada, aconselhou Cohen.
“Produtos voltados para o público feminino estão inspirando compras com estratégias de marketing em destaque que exploram estilo de vida e moda, gerando impulso e ganhos”, disse ele. “Assim como vai a consumidora, vai o varejo — o mantra que ajudará o setor a navegar por uma das maiores mudanças no comportamento do consumidor que está acontecendo agora.”
Imagem: Envato
Informações: Chain Store Age
Tradução livre: Central do Varejo