E-commerce
Pequenas e médias empresas faturam R$ 20,5 milhões no 10/10

As pequenas e médias empresas que operam no modelo de venda direta ao consumidor (D2C) registraram faturamento de R$ 20,5 milhões durante o 10/10, celebrado em 10 de outubro. Os dados são de levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce com atuação no Brasil e na América Latina.
Segundo Tiago Winter, diretor de sucesso do cliente da Nuvemshop, “o 10/10 faz parte da tendência das chamadas ‘datas duplas’, como 09/09, 10/10 e 11/11, que vêm ganhando força no Brasil, inspiradas no varejo chinês e popularizadas por marketplaces. Essas datas se tornaram verdadeiros ‘shopping days’ mensais, com promoções agressivas, frete facilitado e forte expectativa por parte dos consumidores, movimentando bilhões de reais no comércio digital e, em alguns casos, rivalizando com a própria Black Friday”.
Durante as 24 horas de campanha, foram feitos quase 80 mil pedidos e vendidos cerca de 4 milhões de produtos, o que representa um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os produtos mais vendidos foram body splash e calça marrom. O ticket médio das compras foi de R$ 267,20. Entre os meios de pagamento, 52,5% das transações foram realizadas via cartão de crédito e 44,5% por Pix.
O levantamento mostra que o setor de Moda liderou o faturamento, com R$ 9,2 milhões, seguido por Saúde & Beleza (R$ 2,5 milhões), Casa & Jardim (R$ 1,4 milhão), Acessórios (R$ 1,3 milhão) e Joias (R$ 1,1 milhão). Entre os estados, São Paulo registrou o maior volume de vendas, com R$ 9,4 milhões, seguido por Minas Gerais (R$ 1,9 milhão) e Rio de Janeiro (R$ 1,4 milhão).
“O desempenho do 10/10 confirma que as datas duplas já fazem parte do calendário estratégico do e-commerce brasileiro. Para as marcas D2C, é uma oportunidade de ampliar o faturamento, conquistar novos clientes e se preparar para eventos de maior porte, como a Black Friday, tudo isso enquanto fortalecem o relacionamento direto com seu público”, afirma Tiago Winter.
O estudo considerou as vendas realizadas exclusivamente no dia 10 de outubro de 2024 e de 2025, com base nos lojistas brasileiros que utilizam a Nuvemshop.
Imagem: Envato