Comportamento
Tendências 2024 para o Varejo
Como o comportamento omnichannel, as vendas em lojas físicas e por e-commerce, a experiência personalizada, e o uso das redes sociais vão protagonizar o varejo no ano que vem
Já é novembro, e para os varejistas, não só já é hora de fazer o balanço do ano, como também é preciso se planejar para o próximo. Em um contexto de mudanças rápidas a todo tempo, a grande dúvida que fica é: quais vão ser as tendências 2024? Para responder à pergunta, o Opinion Box fez uma pesquisa com base no comportamento dos consumidores. A Central do Varejo resolveu falar sobre cada uma dessas tendências, e esse é o primeiro de uma série de textos explicando cada uma delas.
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Varejo físico vs. E-commerce
De acordo com o estudo da Opinion Box, ao contrário do que se pensava, o varejo físico não vai acabar! As compras online e físicas devem continuar andando juntas, uma vez que 36% dos entrevistados preferem comprar tanto presencialmente quanto pela internet. Porém, se a comparação for entre as duas modalidades, o E-commerce ganha vantagem, uma vez que é a forma preferida de 46% das pessoas.
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Critérios para escolher lojas
Entre os motivos que fazem o consumidor escolher a loja online estão: preços melhores (63%), conveniência de comprar e receber em casa (53%), mais promoções (51%), poder comparar preços em várias lojas (49%).
Quanto aos motivos que mais fazem as pessoas desistirem de compras online são: compras online (71%), preços altos (66%), prazo de entrega longo (52%), experiência ruim de navegação com o site (40%).
Em relação às lojas físicas, o que faz as pessoas escolherem, estão os motivos: poder ver, experimentar e tocar os produtos (66%), sair com o produto na hora, em mãos (65%), ser atendido por uma pessoa real (22%).
E os motivos que fazem as pessoas desistirem de comprar em lojas físicas são preços altos (77%), experiência ruim com o atendimento (46%).
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Omnichannel
Além disso, os clientes gostam que a experiência nas lojas físicas e online estejam integradas, por meio do conceito de omnichannel: vários canais representando uma mesma marca e chegando ao cliente. Por isso, é necessário que as lojas estejam com presença online e física ao mesmo tempo.
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Marketplaces
Se você ainda não está ambientado com os marketplaces, é melhor se preocupar, porque eles são tendências no Brasil! 48% dos entrevistados disseram comprar no marketplace frequentemente, e apenas 10% não compra. Em relação às compras online, mais de 70% delas são feitas em marketplaces, locais em que é possível comparar preços e acessar produtos de diversos fornecedores!
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Redes Sociais
Nas redes sociais, acontece o famoso social commerce, ou seja, vendas feitas diretamente por meio delas. 18% das pessoas já fizeram compras no Instagram, 33% já fizeram no Facebook, 20% no YouTube e 10% no TikTok. A melhor experiência de compra também está associada ao Instagram.
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Live Commerce
O live commerce já é tendência há algum tempo, e isso deve se manter como uma das tendências 2024. 42% das pessoas já realizaram compras depois de assistir a uma live, ou seja, 4 em cada 10 consumidores. A maioria dessas lives foram feitas no Instagram (54%) ou no Youtube (40%). Roupas, cursos e cosméticos foram os produtos mais vendidos.
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Personalização da Experiência
A personalização da experiência é, talvez, uma das características mais demandadas pelos clientes atualmente no varejo. 72% dos clientes esperam que as empresas saibam como reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar suas experiências. Por isso, é importante conhecer profundamente o público consumidor de cada marca, e buscar criar experiências especialmente para eles.
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Tecnologia na Compra
79% das pessoas que responderam à pesquisa consideram que a tecnologia ajuda muito no processo de compra. E ela está em toda parte: nos catálogos, cardápios, caixas automáticos, propagandas, uso das redes sociais, chat inteligente, QR codes, pagamento por carteira inteligente, etc.
Imagem: Envato