Franchising
Levantamento inédito mostra perfil dos franqueados brasileiros
Franqueado médio brasileiro é do sexo feminino e tem entre 36 e 45 anos
Na última terça-feira (5), foi lançado em São Paulo o primeiro estudo focado no perfil dos franqueados e multifranqueados brasileiros. O levantamento “O perfil do franqueado e multifranqueado”, conduzido pelo instituto de pesquisas e insights Hibou e a consultoria de franquias CommUnit, foi alimentado por mais de 1.500 empreendedores de 750 cidades do Brasil.
Redes conhecidas no universo do franchising, como Nutty Bavarian, CNA, Tintas MC, Não+Pêlo e Spoleto, estiveram presentes no auditório da TOTVS, na zona norte de São Paulo, para prestigiar a divulgação do estudo.
Denis Santini, diretor da CommUnit, compartilhou com a Central do Varejo suas expectativas sobre a pesquisa. “É o primeiro estudo que ouve o franqueado para entender suas dores, suas expectativas, conhecer um pouco do seu perfil, sua trajetória, como ele começou, suas ansiedades e, principalmente, o que ele está buscando daqui para frente.”
Mulheres são maioria nas franquias
De acordo com a pesquisa, a maioria dos empreendedores à frente das operações de franquia é do sexo feminino, com 54% de mulheres ante 46% de homens. Além disso, a média da faixa etária dos franqueados se encontra entre 36 e 45 anos, com 41% dos consultados, seguidos da faixa entre 46 e 55 anos, com 24%.
Ainda segundo o levantamento, o franqueado médio tem como atividades de lazer favoritas passar o tempo livre com a família (71% dos consultados) e viajar sozinho ou acompanhado (61%), além de se informar através, principalmente, de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram (60%), portais de notícia (56%), serviços pagos de streaming (52%) e TV por assinatura (47%).
Mais da metade dos empreendedores consultados possuem apenas uma unidade de franquia. Além dos 54% que operam uma única franquia, existem os multifranqueados monomarca (que possuem mais de uma unidade franqueada da mesma marca) e os multifranqueados multimarca (que investem em diversas unidades de marcas diferentes). Esses grupos concentram, respectivamente, 26% e 20% dos franqueados.
Entre os fatores que fazem o empreendedor se tornar (ou se manter) franqueado de uma marca, estão aspectos como um negócio bem estruturado desde o início, força da marca perante o mercado, além de maior segurança e suporte fornecidos pela franqueadora. A expectativa de retorno sobre o investimento (ROI) é apenas a quarta opção para os franqueados consultados.
Instagram e WhatsApp são canais de comunicação mais utilizados
Entre as redes sociais mais utilizadas pelos franqueados para divulgação e comunicação de seus negócios, o trio da Meta (Instagram, WhatsApp e Facebook) aparece à frente, com 94%, 74% e 59% das unidades de franquia tendo um perfil próprio nessas aplicações, respectivamente. Em seguida, aparece o Google Meu Negócio, com 37% das franquias o utilizando enquanto canal de comunicação.
74% dos entrevistados pela Hibou e CommUnit investem em mídia digital para além dos investimentos já estipulados nos contratos de franquia, como fundo de propaganda e outros. 22% investem até 250 reais por mês em marketing de plataformas digitais, enquanto 4% dos consultados afirmam investir mais de R$ 5 mil mensalmente.
Metade dos franqueados consultados pela pesquisa considera abrir novas unidades de franquia no futuro próximo, com 51% destes projetando expandir o portfólio de franquias em menos de um ano.
Existe uma preferência clara dos multifranqueados pelo caminho monomarca: 70% dos que pretendem criar novas operações preferem que sejam de segmentos que eles já fazem parte e 65% pensa em abrir novas unidades da mesma marca.
Um dos participantes do painel da CommUnit, o multifranqueado Carlos Ronie, afirmou à Central do Varejo que acredita que este é o modelo que mais faz sentido: “É melhor dar preferência a negócios que o franqueado conhece melhor, pois trazem mais credibilidade e mais confiança”. Ronie opera nove unidades de franquia da Cacau Show, sendo parceiro da empresa desde 2006.
A pesquisa “O perfil do franqueado e multifranqueado brasileiro” foi realizada de maneira digital durante o mês de outubro de 2023, com 1.500 respostas em mais de 750 cidades, com cerca de 250 marcas representadas em todo o território nacional. O índice de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais (para mais ou para menos).
Imagem: Divulgação/Ygor Piva