Connect with us

Franchising

ABF lança projetos e promove capacitação em franquias

Em parceria com o Sebrae, associação lança portal de conteúdo sobre gestão e franquias voltado a franqueados, candidatos a franqueados e franqueadores em operação ou potenciais

Published

on

imagem da Expo Franchising ABF Rio, feira tradicional do mercado de franquias carioca

A Associação Brasileira de Franquias anunciou, na Convenção ABF do Franchising em Comandatuba-BA, o lançamento de dois projetos de educação empreendedora. Um deles, em parceria com o Sebrae, é o Portal Parceria Sebrae ABF, que conta com conteúdo sobre gestão e franquias voltado a franqueados e franqueadores (potenciais ou já em atuação). O outro projeto é a ABF Academy, que é uma evolução da plataforma de educação continuada da Associação e que contará com recursos gamificados para difundir as boas práticas e os temas atuais do franchising. O Portal Parceria Sebrae ABF já está no ar e a ABF Academy estará disponível a partir da segunda quinzena de novembro.

Os projetos educacionais vêm em um momento em que, segundo a última Pesquisa GEM do Sebrae, seis em cada dez brasileiros têm o sonho de ter o próprio negócio. A taxa de potenciais empreendedores chegou a 53%, o que representa cerca de 51 milhões de pessoas, a segunda maior do mundo. Além disso, o mercado de franquias recebeu em 2022 ao menos 200 marcas franqueadoras e o volume de unidades de franquia em operação cresceu quase 14 mil, o que indica a constante renovação do setor. 

“Com estes dois projetos queremos levar ainda mais longe o conhecimento e as boas práticas do franchising. Em nossos contatos com franqueados e potenciais investidores ainda notamos algumas dúvidas básicas e gaps de formação. Queremos oferecer ferramentas mais acessíveis para atender a essas demandas. Empreendedores mais bem preparados ao longo de toda a cadeia favorecem decisões de investimento mais conscientes e uma maior perpetuidade do negócio”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF. 

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a parceria contribuirá na geração de renda e emprego no país. “As microfranquias vêm ganhando cada vez mais espaço no empreendedorismo. O Sebrae avalia que elas funcionam como um modelo estruturado para quem deseja ter o seu próprio negócio. Somando esforços com a ABF, os pequenos negócios receberão orientações e informações sobre como atuar neste mercado, assim como, serão orientados a melhorar sua gestão impulsionando seus negócios e ampliando mercados”, ressalta Décio Lima.

Portal Parceria ABF Sebrae

O site da parceria Sebrae e ABF ficará hospedado no Portal Sebrae, que recebe milhares de visitas por mês. O tema franquias é um dos mais acessados e essa página irá concentrar conteúdos e orientações associadas ao setor em diversos formatos, como textos e vídeos. O conteúdo é online e gratuito. Também serão produzidos novos conteúdos com a curadoria da ABF. A rede de atendimento do Sebrae está sendo preparada para atender os interessados em franquias, contando também com o know how da ABF.

ABF Academy

Dando continuidade na capacitação de empreendedores de diferentes perfis, a ABF Academy trará conteúdos gamificados e ferramentas para acompanhamento da jornada de aprendizagem.

Com curadoria 100% da ABF, a primeira persona a ser trabalhada é a de franqueadores em diferentes níveis de desenvolvimento e, em uma segunda fase, a plataforma também ofertará trilhas de conhecimento para franqueados, colaboradores, fornecedores e interessados em franchising. Alguns recursos serão exclusivos para associados, como algumas gravações de eventos e cursos da ABF, e os demais serão abertos ao público em geral. No médio prazo, a ABF também disponibilizará alguns treinamentos pagos.

 “A ABF já entrega um universo de conhecimento sobre o setor. Com a ABF Academy, além de organizar tudo isso, queremos agregar recursos gamificados, de forma que o profissional do franchising possa direcionar melhor seus desenvolvimento. Buscamos também disseminar de maneira mais estruturada as melhores práticas do setor, contribuindo com o propósito da entidade de fortalecer um franchising sustentável e íntegro”, explica Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da ABF.

Em um recente estudo da ABF foi identificado que, dos interessados em abrir uma franquia, 39% são empreendedores iniciantes (faixa etária de 30 a 40 anos e se interessam por uma franquia visando independência financeira e alavancagem de renda); e 16% se caracterizam como potencial empreendedor (25 a 55 anos, 51% feminino e valorizam a segurança, estabilidade e o sonho do negócio próprio; são assalariadas, desempregadas ou autônomas e têm menor capacidade de investimento). “Ou seja, mais de 50% do público que busca uma franquia aparenta uma baixa experiência na área de gestão e essa plataforma vem suprir essa demanda por maior conhecimento do setor”, finaliza Claudia. 

imagem da Expo Franchising ABF Rio, feira tradicional do mercado de franquias carioca

Imagem: Divulgação