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ABF vê aprendizados da pandemia como essenciais ao franchising

Em entrevista exclusiva à Central do Varejo. diretora-executiva da entidade avaliou o bom momento vivido pelo mercado de franquias

Publicado

2 anos atrás

on

15 de maio, 2023

Por

Bruno Meirelles

E-commerce, delivery, ensino à distância, reuniões online. Esses termos, que eram pouco comuns até 2020, ganharam enorme projeção em função das necessidades trazidas pela pandemia do coronavírus. E na visão de Fabiana Estrela, diretora-executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF), todos esses aprendizados se mantiveram e estão impulsionando o crescimento do setor. Em conversa exclusiva à Central do Varejo, a especialista avaliou o momento vivido pelo mercado de franquias. Confira.

O setor de franquias cresceu mais de 14% no ano passado. A que se deve esse bom desempenho?

Nosso franchising vem crescendo ano após ano. Tivemos um decréscimo de 2020, mas antes da pandemia estávamos crescendo um dígito, e em 2021 passamos para dois dígitos. No ano passado, o crescimento se manteve em cima da base de recuperação da economia e veio em função do trabalho do dia a dia e dos aprendizados durante a crise sanitária.

Houve o aumento do e-commerce, do delivery, a integração e o desenvolvimento de novos canais. Foram muitas evoluções que seguiram mesmo depois da reabertura. Toda a parte de delivery aumentou de forma significativa e não reduziu com o fim do lockdown, os restaurantes vem mantendo um percentual alto de entregas dentro do seu faturamento. Então tudo isso trouxe ganhos importantes em termos de eficiência e resultado para as marcas.

E em relação aos setores, quais foram os destaques dentro do franchising no ano passado?

Houve uma retomada forte da parte de eventos e lazer. Nesse sentido, o segmento de hotelaria e turismo cresceu muito em função disso e da retomada do trabalho presencial, que favorece a realização de reuniões, convenções e encontros individuais frente a frente que são essenciais em determinadas etapas de negócios. Além disso, tínhamos uma grande demanda reprimida de lazer, pois muitas pessoas adiaram seus planos de viagem e resolveram retomá-los no último ano.

A pandemia também mudou a forma como as pessoas enxergam o mundo e favoreceu o mercado de saúde. Hoje os consumidores estão valorizando muito mais o ser em relação ao ter, investindo em qualidade de vida e mudando seus hábitos. Assim, o setor de farmácias teve aumento de produtos de marca própria, e ações ações de prevenção também cresceram. Tivemos impacto, inclusive, no uso de óculos de grau, pois as pessoas passaram a ter mais necessidade deles em função do uso constante de telas.

Mas a grande notícia foi que todos os setores do franchising cresceram, sem exceção. O varejo de moda aprendeu a vender online, a educação se adaptou muito bem ao ensino à distância, e o setor de alimentação se beneficiou da retomada dos pontos físicos e do aumento de ticket médio por conta da inflação.

Imagem: Divulgação/ABF

 

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