Connect with us

Design

Asics cria ‘tênis circular’ e programa de devolução

A empresa de artigos esportivos projetou um sapato pronto para ser reciclado ao final de seu uso

Published

on

asics

A marca japonesa de artigos esportivos, Asics, lançou seu tênis de corrida Nimbus Marai em 12 de abril, projetado para ser reciclado ao final do ciclo de vida do sapato. Junto com o lançamento, a marca também lançou um novo programa de devolução para incentivar os corredores a devolverem seus sapatos ao final de seu uso.

Disponível para homens e mulheres, o tênis Nimbus Mirai é vendido por US$ 180 em lojas físicas e online. O item pode ser devolvido nas lojas da Asics ou por envio para as lojas participantes, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, França, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

Os sapatos fazem parte da estratégia circular da marca para garantir um tênis totalmente reciclável, incluindo sua sola. A marca tem como objetivo alcançar emissões de carbono líquidas zero até 2050, de acordo com o comunicado.

O Nimbus Mirai é o segundo tênis sustentável lançado pela Asics em menos de um ano. Em setembro, a empresa lançou o tênis de baixo carbono Gel-Lyte III CM 1.95, que na época a empresa afirmava ser “o tênis com menores emissões do mercado.”A Asics chama o Nimbus Mirai de um dos seus sapatos mais avançados.

Leia também: Franquia de sapato: conheça as melhores opções do mercado

“Nosso foco tem sido não comprometer o desempenho do produto de forma alguma, para que os corredores possam usar o tênis como qualquer outro da Asics – protegidos e apoiados enquanto trabalham seu corpo e mente,” disse Fumitaka Kamifukumoto, líder do projeto Nimbus Mirai de desenvolvimento de produtos, em comunicado. “Pedimos aos corredores que deem um passo adicional com este sapato e o tragam de volta para nós quando terminarem com ele. Dessa forma, podemos continuar nossa missão de criar uma Terra Sustentável para as gerações futuras.”

Segundo a empresa, os tênis sempre foram projetados para um único uso. A Asics citou dados da Statista sobre a produção mundial de calçados, afirmando que cerca de 23,9 bilhões de sapatos globalmente acabam em aterros sanitários ou são incinerados, acrescentando que isso “simplesmente não é sustentável se quisermos criar uma Terra Sustentável.”

O tênis uniforme de poliéster não possui sobreposições, facilitando sua separação e reciclagem, de acordo com a empresa. A marca criou sua própria cola para o sapato com uma cola interna que também permite que o produto seja desmontado para seu próximo uso. A parte superior se separa da sola para que a totalidade dela passe por reciclagem. A empresa afirmou que 87,3% da parte superior reciclada pode ser transformada em um novo material de poliéster pronto para ser refeito novamente, de acordo com os próprios testes da Asics.

A entressola do produto é feita aproximadamente de 24% de fonte renovável, incluindo restos de processamento de cana-de-açúcar. Em seguida, a Asics está focada em dar uma segunda vida à sola e também torná-la reciclável.

Calçados circulares são uma transição sustentável na indústria que outros varejistas também têm feito. Em novembro de 2023, a EarthDNA, uma plataforma sem fins lucrativos de defesa do clima, se associou a um conjunto de marcas para criar o FootWear Collective, uma iniciativa que promove uma economia de calçados circular. Os parceiros sustentáveis incluíram On, Reformation, Target, New Balance, Brooks Running e Crocs.

Leia também: Razões para ter esperança quanto ao futuro da indústria da moda

A Allbirds lançou um design de calçado com zero carbono e um kit em junho do ano passado. O tênis “M0.0NSHOT” tem uma pegada de carbono de 0,0 quilograma e o “Recipe B0.0K” da empresa descreve a fabricação do sapato, incluindo materiais, fabricação e cálculo da pegada de carbono em detalhes.

 

Imagem: Divulgação 
Informações: Xanayra Marin-Lopez para Retail Dive
Tradução: Central do Varejo