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Black Friday 2023: principais tendências de métodos de pagamento no e-commerce
A temporada de descontos – leia-se Black Friday 2023 – está logo ali (24/11) e os e-commerces se preparam para alcançar resultados de destaque com boas estratégias. Ao focar em aumentar a taxa de conversão, por exemplo, é fundamental considerar os métodos de pagamento mais utilizados. Afinal, à medida que a tecnologia avança, esses meios também evoluem, transformando a maneira como os consumidores realizam suas compras.
Oferecer diferentes opções é um diferencial competitivo para qualquer negócio. Na prática, significa que para atingir maior número de clientes, é preciso oferecer possibilidades que vão além do cartão de crédito e do boleto.
Para se ter ideia do potencial em cena, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o período da Black Friday 2023, que compreende desde o dia 20/11 (início da semana) até o dia 27/11 (Cyber Monday), deve chegar à marca de R$ 7,1 bilhões de faturamento no comércio eletrônico, aumento de 17% na comparação com o ano anterior.
Portanto, nada melhor do que acompanhar as tendências de consumo entre o público nas lojas virtuais para fortalecer o planejamento estratégico.
Boleto parcelado
Um estudo das tendências de pagamento no e-commerce para a Black Friday 2023 indica uma queda de aproximadamente 33% no uso do boleto bancário entre os consumidores de lojas virtuais no intervalo de 2021 a 2022. Pelas estimativas, essa é uma tendência que permanecerá. No entanto, o uso do boleto parcelado cresce em determinados nichos do mercado e pode ser bem aproveitado nos setores de saúde, varejo, beleza, educação e tecnologia.
Carteiras digitais
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as carteiras digitais são os meios de pagamento móvel via aplicativos mais utilizados no país. Por serem práticas e de fácil acesso no celular, tornam-se mais uma opção valiosa para o e-commerce do Brasil, sobretudo como estratégias para o aumento das vendas e da taxa de conversão durante a Black Friday.
Pix
Com a evolução dos meios digitais, o pagamento por Pix se tornou o mais popular no país. Esse foi o resultado encontrado nos dados do Banco Central (BC) que avaliaram as transações de pagamento em todos os setores. Vantagens como a facilidade de uso e os custos baixos promovem o Pix como um dos métodos mais práticos da atualidade.
Uso do cartão de crédito segue em alta
Mesmo sendo considerado um método tradicional, o cartão de crédito anda lado a lado do Pix na preferência do público brasileiro, conforme é possível observar em um levantamento da Mobile Time com a Opinion Box. Ainda só nos últimos três meses de 2022, as movimentações com esse meio de pagamento chegaram a R$ 561 bilhões no Brasil.
Em resumo, ao combinar métodos de pagamento clássicos, como o cartão de crédito, às novas opções disponíveis no mercado, é possível se destacar nas vendas e ainda fidelizar clientes disponibilizando as melhores opções.
*Rodolfo Alves é VP of Sales | CXM | BD and Partner da Corebiz