No último sábado (15/03), durante a Semana do Consumidor, o Burger King colocou em prática uma ação inusitada: espalhou cupons de desconto exclusivos de forma geolocalizada, granular nas buscas sobre lojas da concorrência no Google Maps. Cada foto foi clicada e publicada de maneira geolocalizada em mais de 1000 lojas concorrentes em 24 estados do Brasil. A iniciativa aconteceu de forma orgânica no Dia do Consumidor, uma das datas mais importantes para o varejo, com o objetivo de chamar a atenção dos consumidores e gerar engajamento.
O insight partiu do fato de que a concorrência é mais pesquisada no Google. Só que, desta vez, no Dia do Consumidor, quem procurou acabou encontrando motivos para escolher o Burger King.
Ao buscar por lojas concorrentes no Google, os consumidores encontraram cupons exclusivos do BK nas fotos do local via Google Maps – uma das ferramentas mais utilizadas na decisão de onde comer. Cada foto foi clicada e publicada de maneira geolocalizada em mais de 1000 lojas concorrentes em 24 estados do Brasil.
“A ideia é simples: se você não é a marca mais buscada no Google, tente ser a mais comprada.” Igor Puga, VP de Marketing Zamp.
A estratégia foi 100% orgânica, usando a própria busca do Google para gerar engajamento e conversa – aproveitando um recurso gratuito disponível para todos os usuários: o Local Guides. A ação reforça a identidade do Burger King, conhecido por campanhas ousadas, com verba menor que a concorrência, mas que geram grande repercussão e earned media.
A campanha foi desenvolvida em parceria com a Almap, agência responsável pela criação da ação e reconhecida como a mais eficaz do mundo pelo Effie Index.
Na Semana do Consumidor, a mensagem foi clara: os consumidores podiam até pesquisar pelo principal concorrente, mas acabaram encontrando motivo para escolher o BK.
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