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Carnaval impulsiona faturamento do e-commerce no Brasil

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Máscara vermelha e inteiriça de carnaval em loja de fantasias. Carnaval. Fantasia

O Carnaval, cada vez mais, se coloca como um dos períodos de maior relevância para o varejo, especialmente no e-commerce. De acordo com um levantamento da plataforma Nuvemshop, pequenas e médias empresas do setor faturaram R$ 2,7 milhões entre 1º de janeiro e 25 de fevereiro de 2025, representando um crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2024.

Os produtos mais comercializados no período incluem brincos, bandanas e tiaras. As vendas de itens cadastrados como “fantasia” alcançaram faturamento estimado em R$ 700 mil, um aumento de 29% em comparação ao ano anterior. Outros adereços como glitter, lantejoulas e abadá também tiveram destaque, sendo que as vendas deste último cresceram 3000% em volume.

Segundo Carolina Lago, gerente de Marca e Comunicação da Nuvemshop, 14% dos empreendedores já consideram o Carnaval a data comemorativa mais relevante para o e-commerce. “O último estudo NuvemCommerce, no qual mapeamos as tendências do e-commerce nacional, apontou que 14% dos empreendedores já consideram o Carnaval a data comemorativa mais importante do ano. Isso porque a data está entrelaçada à identidade do brasileiro, então vemos um movimento exponencial de valorização à nossa cultura que passa pela aquisição dos adereços adequados”, completa.

Letícia Vaz, fundadora da LV Store e head de Inovação em Moda da Nuvemshop, aponta uma tendência de consumo entre as gerações Z e Alfa, que priorizam a relação custo-benefício na aquisição de roupas e acessórios. “E a moda precisa olhar para isso estrategicamente. Então apostamos em uma coleção de tops para Carnaval, itens mais simples, com um bom preço, para atender um público que está preocupado em onde investir seu dinheiro”. A LV Store registrou um crescimento de 15% nos pedidos durante o período carnavalesco, impulsionado pela venda de tops e itens versáteis.

Os dados foram apurados com base nas vendas de produtos carnavalescos realizadas de 1º de janeiro a 25 de fevereiro de 2024 e 2025, considerando a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.

Imagem: Reprodução

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