• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação Operação

'Com serviços financeiros, varejo entra na intimidade do cliente'
Advertisement

Inovação Operação

Walmart lança ferramentas de IA para aprimorar experiência de compras durante as festas

Inovação

Quatro em cada dez empresas não orientam equipes para uso de IA

Inovação

PayPal permitirá que usuários realizem pagamentos dentro do ChatGPT a partir de 2026

Colunistas Inovação

Inteligência Artificial na Black Friday: como otimizar o varejo e blindar a margem

Inovação Tecnologia

IA de voz: como está transformando a experiência no varejo

Inovação

Dafiti adota modelo de Inteligência Híbrida e reduz custos em até 80%

Inovação

OpenAI lança o navegador ChatGPT Atlas

Inovação

Geração Z e millennials impulsionam uso de IA nas compras de fim de ano

Colunistas Inovação

Quando a IA se serve à mesa

Inovação

‘Com serviços financeiros, varejo entra na intimidade do cliente’

Para fundadora da Evlos, varejistas que incorporam esse tipo de solução ganham maior conhecimento sobre os hábitos de consumo

Publicado

2 anos atrás

on

13 de junho, 2023

Por

Bruno Meirelles

Cada vez mais, as empresas de varejo buscam ampliar sua atuação oferecendo soluções financeiras. A tendência ganha força por trazer uma série de vantagens, entre elas diminuir a fricção do processo de compra e permitir conhecer mais sobre os hábitos de consumo do cliente, seja ela uma pessoa ou empresa.

Em conversa com a Central do Varejo, Sarah Almachar, fundadora e administradora da Evlos, traz mais detalhes sobre o potencial dessas ferramentas para o varejo. Considerada um hub de soluções tecnológicas, a Evlos auxilia empresas a oferecer soluções financeiras ao consumidor embutindo sistemas de terceiros em sua plataforma ou disponibilizando conhecimento para que a marca estruture uma operação com recursos próprios, através da criação de fundos e emissão de títulos. Confira os detalhes da conversa.

Muitas redes têm apostado em oferecer soluções financeiras e de crédito para sua base de clientes. O que leva o varejo a investir nisso?

Ao oferecer crédito, o varejista gera oportunidades, amplia o número de fornecedores, a variabilidade de produtos e modelos de negócio, valoriza a marca e ajuda na missão de fazer mais parte da vida dos seus clientes. Nesse sentido, o primeiro grande benefício é tirar a fricção do processo de compra, o que facilita a aquisição do bem ou serviço. É possível criar uma série de soluções, como o modelo de pegue agora e pague depois, ou estruturar engenharia que ajuda a financiar essa compra.

Já o segundo ponto está ligado ao aprendizado. Ao ganhar acesso a esse lado financeiro, o negócio passa a ter maior proximidade com as necessidades do cliente. No caso do B2B, é possível entender como a empresa trabalha em todas as pontas, quais os fornecedores, o que permite enxergar oportunidades para além da sua atuação enquanto varejista. E se for B2C, a rede vai entrar na intimidade do cliente e conhecer seus gostos, horários de acesso e outros fatores que apontam tendências de consumo.

Por fim, existe ainda um terceiro aspecto, que é a geração de receitas adicionais. O setor financeiro é extremamente lucrativo, e quem tem um bom ecossistema consegue alavancá-lo e criar novas fontes de renda. 

E do lado dos clientes, quais as vantagens de recorrer a um varejista no lugar de uma instituição tradicional para acessar serviços financeiros?

O banco é uma instituição necessária, mas que não consegue ter proximidade com o cliente. Quem faz isso são as marcas com as quais a pessoa se identifica. O relacionamento, a empatia, a confiança vem com a marca que eu me vejo ou que representa aquilo que quero que as pessoas pensem de mim. Então essa relação íntima favorece muito o acesso por parte do varejista.

Quais estratégias uma rede de varejo deve adotar para ter sucesso com esse tipo de serviço e como usá-la para impulsionar suas vendas?

É preciso começar testando. Só de embutir um serviço financeiro em sua plataforma já é um grande laboratório para o varejo aprender com o ecossistema. Podem ser soluções mais simples que facilitam a vida de quem compra, como um financiamento, uma linha para a pessoa consumir e pagar depois. E a vantagem de se conectar via API com uma financeira é que o dinheiro vem dessa instituição. Então o varejo não tem risco, apesar de o lucro ser menor. Por outro lado, se a marca quiser buscar margens maiores, também é possível estruturar sua própria operação e fazer o dinheiro girar dentro de sua base.

Quais tendências você observa para o segmento financeiro dentro do varejo nos próximos anos?

O Brasil está na vanguarda quando se trata de soluções financeiras, mas algumas partes ainda podem ser mais estimuladas. Uma delas é facilitar a aquisição de produtos de fora do país, permitindo que o vendedor receba na moeda local. Outra opção é estruturar processos que gerem redução de taxas ou melhorar a logística de trocas para compras no exterior. Além disso, está para sair o Real Digital em 2025, e conforme a legislação avança e traz maior segurança, inclusive em termos de lastro, devemos ver cada vez mais comércios que aceitem as criptos como forma de pagamento.

Imagem: Divulgação

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

No Brasil, planos de saúde para pets já beneficiam 250 mil cães e gatos

Não perca

Com dívida e juros altos, fabricante da Pyrex declara falência no EUA

Continue Reading

Você pode gostar

  • refrigerantes; prevenção de perdas refrigerantes; prevenção de perdas

    O que é Atacarejo? Entenda o modelo que une atacado e varejo

  • Mulher fazendo entrega de delivery; plataformas de entrega Mulher fazendo entrega de delivery; plataformas de entrega

    Como montar um cardápio eficiente para o delivery

  • franquias de calçados franquias de calçados

    Franquias de calçados e o desafio da diferenciação no varejo

  • store in a store store in a store

    Amazon inaugura conceito store in a store em unidade da Whole Foods nos EUA

  • Walmart Walmart

    Walmart lança ferramentas de IA para aprimorar experiência de compras durante as festas

  • Franchising Sem Filtro Franchising Sem Filtro

    Franchising Sem Filtro #4: Claudia Grosman

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
refrigerantes; prevenção de perdas
Operação8 horas atrás

O que é Atacarejo? Entenda o modelo que une atacado e varejo

Mulher fazendo entrega de delivery; plataformas de entrega
Operação11 horas atrás

Como montar um cardápio eficiente para o delivery

franquias de calçados
Franchising12 horas atrás

Franquias de calçados e o desafio da diferenciação no varejo

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.