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Como a Hermès está superando a desaceleração global do mercado de luxo

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A empresa francesa de luxo Hermès tem quase 200 anos de tradição, enfatizando qualidade, escassez e desejo — uma estratégia que a ajudou a dominar o setor de luxo, mesmo contra rivais muito maiores.

Produtos cobiçados, como as bolsas Birkin e Kelly — nomeadas em homenagem a ícones como Jane Birkin e a Princesa Grace Kelly de Mônaco — continuam a gerar alta demanda, mesmo quando a maioria dos consumidores reduz seus gastos.

Analistas estimam que as bolsas Birkin e Kelly representem entre 25% e 28% da receita total da Hermès. Esses itens frequentemente dobram ou triplicam de valor no mercado de revenda.

“Acho que também são difíceis de obter, o que adiciona prestígio e aumenta o desejo pela marca“, afirmou Luca Solca, analista sênior de bens de luxo globais da Bernstein. “É um símbolo de distinção, e o desejo é naturalmente amplificado por isso.”

No ano fiscal de 2023, a Hermès registrou a quarta maior receita entre as principais marcas de moda de luxo, atrás de LVMH, Richemont e Kering.

A Hermès possui menos de 300 lojas, mas ainda consegue competir com seus concorrentes maiores. No trimestre mais recente, a Hermès registrou crescimento de receita em dois dígitos, enquanto a LVMH e a Kering relataram quedas de vendas mais acentuadas do que o esperado. Além disso, as ações da Hermès subiram mais de 10% desde o início de 2024, enquanto LVMH e Kering caíram cerca de 15% e 40%, respectivamente.

Globalmente, muitos consumidores de luxo reduziram os gastos, especialmente os compradores aspiracionais em 2023 e 2024. Especialistas dizem que essa tendência deve continuar.

Embora a Hermès tenha apresentado bons resultados no terceiro trimestre, não ficou completamente imune, reportando crescimento de vendas mais lento em todas as regiões em comparação ao ano anterior. A empresa destacou, em sua chamada de resultados, que apesar da queda no tráfego, seus clientes estavam gastando mais por transação.

“Acredito que os consumidores de alto padrão têm se tornado um foco ainda maior para a indústria, pois demonstram uma forte disposição para gastar, desde que sejam oferecidos produtos que considerem valiosos e distintos”, disse Solca. “E, quando se trata de distinção, a Hermès tem muito a oferecer.”

Imagem: Envato
Informações: Natalie Rice para a CNBC
Tradução livre: Central do Varejo

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