Colunistas
Como o marketing digital pode ajudar uma franqueadora a vender mais unidades?
Encontrar maneiras inovadoras de atrair potenciais franqueados é um dos grandes desafios das redes franqueadoras. Nesse sentido, o marketing digital tem se mostrado uma ferramenta poderosa para acelerar as vendas e expandir as redes de franquias.
Hoje, já é possível entender de forma mais profunda como o marketing digital pode s. a maneira como as franquias são comercializadas.
Em um mundo muito mais conectado, as estratégias de marketing tradicionais evoluíram para abordagens mais digitais e personalizadas. A produção de conteúdo consistente para canais digitais é a porta de entrada para um engajamento de qualidade e o início de um relacionamento entre empreendedores e franqueadoras.
Assim, é possível fazer com que a audiência perceba valor no conteúdo da marca franqueadora, fortaleça sua decisão de empreender e identifique na rede franqueadora uma oportunidade para investir.
Uma das principais áreas em que o marketing digital se destaca é na geração de leads qualificados. Por meio de estratégias como otimização de mecanismos de busca (SEO), publicidade direcionada, marketing de conteúdo e mídia social, as franqueadoras podem atrair potenciais franqueados interessados em fazer parte da sua rede.
As redes sociais são ferramentas poderosas para as franqueadoras alcançarem e engajarem potenciais franqueados. Plataformas como Facebook, Instagram, You Tube e LinkedIn, entre outras, oferecem oportunidades únicas para compartilhar conteúdos, interagir com a audiência e promover as vantagens de fazer parte da rede de franquias.
Não esqueça a importância de um site, blog e landing pages. O site é um espaço para todas as informações institucionais da empresa, sua história, produtos e serviços, e formas de entrar em contato.
Um blog será o melhor lugar para trabalhar o conteúdo relevante, levando informações sobre a marca, serviços, produtos, atendimento e mercado, “ensinando” o público alvo sobre tudo que está relacionado com a marca.
As landing pages são espaços de atração de público realmente interessado na marca ou no produto/serviços, com informações iniciais mais diretas que aguçam a curiosidade do público para se cadastrarem e assim, se tornarem leads.
Estratégias de mídia social personalizadas, apoiadas pelo estudo da marca da franqueadora e pelo estudo de mercado, podem maximizar o alcance e o engajamento, gerando assim leads qualificados para as vendas.
O marketing digital é um aliado estratégico para as franqueadoras. Ao investir em presença online, SEO, publicidade segmentada e conteúdo estratégico, é possível atrair leads qualificados e fortalecer a marca da franqueadora no mercado.
Imagens: iStock
(*) Alexandre Goto é sócio-fundador da Dennova Marketing, empresa especializada em Marketing Digital para Expansão de Franquias, e do Portal Elup, um sistema SaaS voltado para a comunicação, gestão de fluxos e automação de processos entre Franqueadoras e Franqueados. Com MBA em Analytics e Inteligência Artificial pela FIA Business School, Alexandre atua há mais de 12 anos no mercado de franquias e é o atual Coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF (Associação Brasileira de Franchising), contribuindo ativamente para a inovação no setor.