Colunistas
Kumon de Português desenvolve o gosto pela leitura, fundamental na atualidade
Desde a introdução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os exames para admissão nos cursos de nível superior estão cada vez mais interdisciplinares e buscando, mais do que uma prova “conteudista”, avaliar a capacidade dos estudantes relacionarem informações e conceitos, interpretarem texto e resolverem problemas práticos. Dentro dessa tendência, as questões abordam temas atuais, presentes no noticiário e no debate público, nas redes sociais e nas conversas do dia a dia.
Por exemplo, eventos climáticos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul, podem ser o mote para uma questão que envolva o tema do aquecimento global e mescla conceitos de geografia, física, química etc. O domínio dos recursos de linguagem, em especial a tal interpretação de texto, capacidade de extrair sentido do texto e compreender os enunciados, perpassa toda uma prova como a do Enem, não só nas questões específicas de Língua Portuguesa.
Capacidade de interpretar texto é cada dia mais essencial
Por isso, não adianta só se manter atualizado sobre o que acontece no mundo, acompanhando fontes confiáveis de notícias e informações. Desenvolver o hábito da leitura, que irá aumentar a capacidade de interpretar texto, relacionar informação e formular boas respostas e redações, é tão importante para quem vai prestar o Enem ou um vestibular quanto o estudo do conteúdo em si.
Na minha época de vestibulando, tínhamos poucas fontes, então, era muito comum quem estava estudando para o vestibular acompanhar o Jornal Nacional todas as noites, ler pelo menos um grande jornal, no meu caso, o Zero Hora, aqui de Porto Alegre, além de pincelar revistas de circulação nacional como a Veja, Isto É e Exame, mas lembro que elas demoravam para chegar nas bancas da região onde morava. A atualização também vinha da leitura dos almanaques, publicações informativas e das velhas enciclopédias de papel, como a saudosa Barsa.
Hoje em dia, claro, a internet modificou todo esse cenário. Por um lado, ficou muito mais fácil ter acesso a todo tipo de informação e conhecimento. Por outro, é muito difícil saber diferenciar o que é um conteúdo de qualidade, que traz informações confiáveis, de uma peça que pode conter desinformação e fake news. Conheço alguns e sei que existem muito mais sites, canais de YouTube, podcasts e perfis no Instagram com foco educacional e que fazem um trabalho sério. Mas, nas mesmas plataformas, existem canais que imitam esse formato, só que trazendo informações enganosas ou falsas. De forma geral, nós pais devemos estar atentos ao conteúdo que nossos filhos consomem nas redes e streamings, e fazer nossa parte pesquisando e mostrando para eles referências confiáveis, mas o buraco é mais embaixo.
Como estimular nos filhos o gosto pela leitura
Por isso, sigo achando que é importante estimular nos filhos o gosto pela leitura e o conhecimento por meio dos livros, de preferência em papel mesmo. Não estou dizendo que só por ser de papel a informação ali será mais confiável. Mas a própria experiência de interação do ser humano com o livro físico já traz um outro nível de absorção e internalização daquele conhecimento, em relação a um dispositivo feito para nos distrair e superestimular. Também não se trata de impor uma lista de leitura “obrigatórias”, mas ao mesmo tempo apresentar obras que você considera importante eles conhecerem e deixar para que eles próprios descubram novos autores e temas e se apaixonem ainda mais pela literatura.
Um bom programa de leitura pode incluir muitas obras de não-ficção, teoricamente mais “informativas”, como biografias, livros-reportagem, livros sobre História e que abordam questões de saúde, bem-estar e autoconhecimento, mas também a ficção, que é a literatura propriamente dita. As histórias e narrativas ficcionais estimulam a imaginação e a criatividade e desenvolvem habilidades que serão cada vez mais necessárias na vida profissional. E as crianças e adolescentes, mesmo nessa era de smartphones e tablets, gostam e leem muito, como podemos ver pelo sucesso de séries de fantasia como “Game of Thrones”, “Harry Potter” e “Senhor dos Anéis”, que se estendem por vários livros (dos grossos!).
30 anos do Curso de Português do Kumon Brasil
Falando no ensino de linguagem, literatura e língua portuguesa, gostaria de registrar que estamos completando 30 anos dos cursos de língua portuguesa no Kumon – praticamente o mesmo tempo que eu tenho de casa. O Kumon, como todos sabem, começou com o curso de matemática, mas ao longo dos anos o Prof. Kumon percebeu que os alunos que tinham maior capacidade de leitura e interpretação se desenvolviam mais e por isso criou o Kumon de Língua Pátria, com um material didática auto-instrutivo estruturado para desenvolver o gosto e hábito de leitura, capacidade de interpretação e síntese. Por isso, para marcar essas três décadas, lançamos a campanha #QuemLêAprende, em parceria com alguns influenciadores digitais que dão dicas de leitura em seus canais. Por exemplo a Taís Assis, do Passaporte Mágico, que é nossa nova embaixadora do curso de Português Kumon. Nós enviamos para a Taís uma caixa com 30 livros que fazem parte da BRK, a Bibliografia Recomendada Kumon, que usamos no curso para desenvolver o gosto das crianças e adolescentes pela leitura. O material didático de português é formado por trechos de vários livros, incluindo os 60 que fazem parte da BRK.
O curso de Português Kumon desenvolve a capacidade que cada aluno pode ter, para aprender a ler e compreender diversos tipos de textos. À medida que os alunos vão avançando no material didático, desenvolvem cada vez mais suas capacidades e seguem lendo e compreendendo obras que, ao longo do tempo, vão atingindo níveis maiores de complexidade. O aluno desenvolve habilidades essenciais para conquistar vocabulário, fluência na leitura e maior desenvolvimento na escrita, seguindo sua individualidade e ritmo de aprendizado. Além da ortografia e gramática, o aluno domina também a habilidade de interpretação de texto, tão necessária nos dias atuais.
O principal método do nosso curso de Português é a leitura ativa. A Bibliografia Recomendada Kumon tem obras de diversos gêneros literários, períodos históricos e graus de complexidade, divididos em faixas etárias. Assim, o aluno passa a ter critério e gostos diversos, escolhendo sozinho os livros do seu interesse. A criança lê consciente do tema ou conteúdo do livro, sempre refletindo sobre o que está sendo absorvido. O aluno lê com concentração, se interessa mais pela leitura. Desta forma, adquire mais conhecimento. Lê com elevada capacidade e possui o modo de leitura mais ativo e independente.
Parabéns ao Kumon Brasil pelos 30 anos do curso de Português!
Leia também: Atletas olímpicos mostram a importância do foco e disciplina para vencer
(*) Julio Segala. Atua no franchising há 29 anos, graduado em Engenharia Elétrica, Matemática e Física, Mestre em Engenharia, Pós-Graduado em Gestão de Negócios, atualmente Vice-presidente de Operações no Kumon América do Sul, membro dos comitês de Micro franquias & Novos Modelos e Educação da ABF e instrutor dos programas de capacitação da ABF.