Inovação
First Insight anuncia abordagem com IA para ajudar varejistas a otimizar preço, margem e estoque

A First Insight está lançando uma nova abordagem para prever preços e demanda com o objetivo de proteger as margens dos varejistas diante das incertezas geradas por tarifas e oscilações no comércio internacional.
A aplicação de tarifas nos últimos meses fez com que muitos varejistas percebessem que não estão preparados para lidar com a volatilidade da cadeia de suprimentos — e muito menos com o comportamento imprevisível do consumidor que isso gera.
Parceira de grandes marcas como Gap, Under Armour e Marks & Spencer, a First Insight agora foca em ajudar empresas a assumirem o controle de suas estratégias de precificação e gestão de estoque com base em insights de clientes em tempo real e modelagem preditiva de cenários.
As mudanças nas tarifas, que variam em percentual, países afetados e categorias de produtos, têm criado incertezas e pressionado financeiramente o setor varejista. Esse cenário gera “pontos cegos” na precificação, comprometendo margens e forçando decisões reativas que podem ser prejudiciais ao negócio.
A First Insight propõe uma solução com IA que permite aos varejistas simular o impacto dessas tarifas nas margens e nas vendas, além de compreender como os consumidores percebem o valor dos produtos em diferentes faixas de preço.
A empresa afirma que sua abordagem orientada por inteligência artificial está ajudando varejistas — nos EUA e na Europa — a otimizar o que está sob seu controle: precificação ao consumidor, planejamento de sortimento, definição do volume de estoque ideal e até mesmo quais produtos devem ser evitados por completo.
E o mais impressionante: tudo isso em até uma semana.
Usando sua base global com mais de 360 milhões de consumidores, a plataforma da First Insight coleta percepções em tempo real sobre o que o público valoriza, o que compraria (ou não) e entrega as ações recomendadas em 24 a 48 horas. Isso permite aos varejistas:
-
Determinar o preço ideal para cada SKU;
-
Proteger as margens com cenários preditivos;
-
Reduzir a imprevisibilidade no planejamento de estoque.
“As tarifas são uma oportunidade de liderar com estratégia — ou reagir com medo”, afirma Greg Petro, CEO da First Insight. “Medidas como antecipar pedidos, aumentar preços de forma generalizada ou cortar promoções podem parecer seguras, mas não são estratégia. Agora é a hora de se planejar. Estamos ajudando grandes varejistas e fabricantes a usarem dados de mercado em tempo real com IA para tomar decisões difíceis hoje — e estarem preparados para o amanhã.”
Quer aprender a aplicar inteligência artificial em decisões reais no varejo? Participe da Imersão IA no Varejo, o evento presencial que vai te mostrar como usar dados e IA para transformar sua operação e com acesso exclusivo ao Guia de Fornecedores de IA para o Varejo:
Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub