Economia

IBEVAR: Black Friday já vende mais que Dia das Mães

Published

on

Sacola escrito Black Friday; ibevar

O varejo brasileiro se organiza, a 70 dias da edição de 2024 da Black Friday — marcada para 29 de novembro — para superar as vendas do ano anterior. Um estudo realizado pelo IBEVAR-FIA Business School aponta que, para alcançar esse objetivo, é essencial adotar uma alocação orçamentária estratégica, diferenciando o investimento em marketing e experiência de compra entre produtos de menor e maior valor agregado. A pesquisa é baseada em dados que são acumulados desde 2016.

Para produtos de maior valor agregado, como smartphones, notebooks, tablets, smartwatches, videogames e eletroeletrônicos (por exemplo: TVs, geladeiras, lavadoras), o estudo sugere uma distribuição de 35% do orçamento em marketing, 30% para ofertas, 20% na criação de uma boa experiência de compra e 15% para logística.

Em contrapartida, para itens de menor valor agregado, como capas e películas de celular, produtos de higiene e beleza, suplementos e vitaminas, e artigos de papelaria, a recomendação é destinar mais para marketing (55%), 35% para ofertas e 10% para logística.

“A avaliação quantitativa considerou os possíveis impactos de um esforço global de investimentos (tempo, dinheiro etc.), de acordo com as condições de cada empresa, totalizando 100%, e como esse percentual deveria ser distribuído entre as alternativas promocionais para maximizar os benefícios da ação”, apontou Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.

O estudo também indica que a procura por produtos tecnológicos e eletrodomésticos tende a crescer durante a Black Friday, impulsionada pelo maior acesso à internet e dispositivos móveis, bem como por mudanças no estilo de vida dos consumidores. 

A data já aparece no levantamento do IBEVAR como a segunda mais importante no calendário do varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e superando o Dia das Mães, com uma demanda que costuma ser 25% superior à média anual de vendas.

Confira o estudo completo neste link.

Sacola escrito Black Friday; ibevar

Imagem: Freepik

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *