Inovação
Mastercard lança solução de pagamentos com IA para integrar comércio agêntico

A Mastercard anunciou o lançamento do Mastercard Agent Pay, programa que tem como objetivo integrar soluções de pagamentos com inteligência artificial agêntica. Segundo a empresa, a iniciativa oferece experiências de pagamento mais inteligentes, seguras e personalizadas para consumidores, comerciantes e emissores.
O programa introduz os Mastercard Agentic Tokens, baseados na tecnologia de tokenização já usada em soluções como pagamentos móveis sem contato, cartões armazenados com segurança, Payment Passkeys e pagamentos programáveis, incluindo despesas recorrentes e assinaturas. A intenção é viabilizar o comércio agêntico com maior controle, segurança e confiança para consumidores e empresas.
A Mastercard firmou uma colaboração inicial com a Microsoft para desenvolver novos casos de uso e escalar a adoção do comércio agêntico. A parceria envolve o uso das tecnologias de IA da Microsoft, como o Microsoft Azure OpenAI Service e o Microsoft Copilot Studio, integradas às soluções de pagamento da Mastercard. Outras plataformas de IA também devem ser envolvidas no futuro.
A empresa também se associará a habilitadores de tecnologia como a IBM, que contribuirá com o produto watsonx Orchestrate para acelerar o uso de IA no contexto de pagamentos B2B. Além disso, adquirentes e plataformas de checkout como Braintree e Checkout.com atuarão no aprimoramento da tokenização já aplicada a pagamentos digitais.
No setor bancário, o programa permitirá que as credenciais tokenizadas de pagamento sejam integradas às plataformas de comércio agêntico. De acordo com a Mastercard, essa integração manterá os emissores de cartão atualizados com as inovações do setor, oferecendo mais segurança, visibilidade e controle.
O Mastercard Agent Pay funcionará integrando pagamentos às plataformas de IA generativa, incorporando essas operações a conversas automatizadas com usuários. Em um exemplo apresentado pela empresa, um agente de IA poderá recomendar e efetuar compras de roupas com base nas preferências do consumidor, estilo pessoal e até previsões meteorológicas. O pagamento poderá ser feito por meio da solução Mastercard One Credential.
Outro caso descrito envolve uma pequena empresa têxtil, que poderá usar um agente de IA para negociar com fornecedores, otimizar termos de pagamento e efetuar transações internacionais com tokens de cartão corporativo virtual Mastercard. A IA também poderá organizar a logística de entrega.
Os varejistas poderão usar a tecnologia de tokenização da Mastercard para validar clientes e oferecer experiências de compra com produtos recomendados, recompensas, descontos e outras vantagens personalizadas.
O programa também prevê o registro e autenticação de agentes de IA, que precisarão ser verificados antes de realizar pagamentos em nome dos usuários. A Mastercard afirma que a tecnologia de tokenização permitirá a realização de transações seguras por meio de interfaces de conversação em milhões de comerciantes digitais.
Segundo a empresa, os consumidores terão controle total sobre os limites de atuação dos agentes de IA, determinando o que pode ser comprado em seu nome. A proteção contra fraudes será baseada nas capacidades de cibersegurança e autenticação da Mastercard, incluindo o uso de biometria e mecanismos para resolver eventuais disputas relacionadas a transações agênticas.
“O lançamento do Mastercard Agent Pay marca nossos primeiros passos na redefinição do comércio na era da IA, incluindo novas interfaces de comerciantes para distinguir agentes confiáveis de atores mal-intencionados usando tecnologia agêntica”, afirmou Jorn Lambert, head global de produtos da Mastercard.
Lambert acrescentou: “Reconhecendo as implicações sísmicas dessa evolução, estamos ansiosos para colaborar com players da indústria para avançar os padrões de pagamentos agênticos, como aplicar o Protocolo de Contexto de Modelo para Comércio Remoto Seguro. Isso estabelece a base para escala e constrói confiança no comércio agêntico.”
Imagem: Reprodução