Marketing
O papel do trade marketing no retail media
Gerente do Grupo Heineken compartilha estratégias para o sucesso
Com a evolução do mercado varejista no Brasil, a integração entre o Trade Marketing e o Retail Media tornou-se uma necessidade estratégica para as marcas que buscam maximizar sua eficácia e alcance. Esse é, por exemplo, o caso do Grupo Heineken, cuja Gerente de Trade Marketing, Natália Urnikes, compartilhou insights sobre como as marcas estão aproveitando essas sinergias para impulsionar as vendas e fidelizar os consumidores.
Em entrevista à organização do Retail Media Show, evento que será realizado em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril, a especialista explicou como o Grupo Heineken tem se consolidado no país utilizando os diferentes tipos de comunicação.
“O conceito de Retail Media representa um investimento voltado para alcançar determinado público por meio do varejista. É a compra de espaços publicitários em ambientes de varejo, sejam on-line ou off-line. Já o Trade Marketing refere-se a ações de vendas de produtos dentro do PDV. Então, o Trade Marketing é uma vertente dentro dessa categoria. O foco está em impulsionar vendas, mas a partir de pontos de vista distintos”, explica Natália.
No centro das decisões do grupo, ela destacou que o Trade Marketing cumpre função crucial para criar experiências impactantes dentro do ponto de venda, onde os consumidores tomam suas decisões de compra. Por outro lado, o Retail Media se firmou na criação de estratégias hiper personalizadas para múltiplos canais, baseadas em dados, o que permite uma maior efetividade na divulgação segmentada para diversos perfis de consumidores.
“Essas duas modalidades de comunicação estão intrinsecamente conectadas e são complementares. Enquanto o Trade Marketing se concentra em impulsionar vendas e criar valor dentro do PDV, o Retail Media oferece a capacidade de desenvolver estratégias altamente segmentadas, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz para alcançar os consumidores em diversos pontos de contato,” ressalta Natália.
Ela menciona que, ao unir o Trade Marketing e o Retail Media, as marcas conseguem acompanhar toda a jornada do shopper, desde o reconhecimento da marca, até a decisão de compra. Isso possibilita a criação de experiências mais impactantes e maior probabilidade de fidelização do cliente.
“A integração dessas duas vertentes permite que as marcas atinjam o topo e a etapa final do funil de compras, acompanhando e influenciando cada fase da jornada do consumidor. Dessa forma, é possível criar uma experiência muito mais completa e personalizada, o que aumenta significativamente o potencial de fidelização e engajamento do cliente com a marca,” acrescenta Natália.
O papel do Trade Marketing no Retail Media é fundamental para o sucesso das marcas no mercado varejista brasileiro. Com uma integração eficaz e estratégias bem definidas, as empresas podem não apenas impulsionar as vendas, mas também criar experiências consistentes e personalizadas para os consumidores, garantindo sua fidelidade à marca.
O Retail Media Show 2024 tem como principal objetivo apontar o caminho das oportunidades em todas as fases do funil da jornada de compra para os times de varejistas e indústrias, preparando-os para enfrentar os desafios e explorar as receitas incrementais geradas pelo Retail Media no mercado brasileiro. O evento visa ainda fortalecer a área, destacando-a como estratégica e colaborativa.
Para isso, contará com a participação de renomadas lideranças do mercado, representando tanto a indústria quanto o varejo, além de provedores de soluções e tecnologia. O programa abrange debates sobre as melhores práticas, a evolução do Retail Media globalmente e a busca por caminhos inovadores para o mercado brasileiro.
O Retail Media Show é realizado pelo Clube do Varejo com apoio institucional da NielsenIQ, POPAI Brasil, Instituto Nacional do Varejo (INV), Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH), Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap), Associação Nacional de Marketing Promocional (AMPRO) e Abrasel. A iniciativa tem patrocínio de grandes marcas que integram o ecossistema de Retail Media no Brasil e no planeta, como Kevel, Tenerity, Adsmovil, Cadastra, Árvore Digital, Move to Feel, Topsort, Unlimitail, Flywheel, LG Business Solutions, LiveRamp, Retail Media e Criteo.
As inscrições para o Retail Media Show 2024 podem ser realizadas através desse link. Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.
Imagem: Reprodução