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Pantone elege Mocha Mousse como a cor de 2025

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Pantone

“Mocha Mousse” foi escolhida como a cor do ano de 2025 pelo Pantone Color Institute, que descreveu o tom como “um marrom aquecido, repleto de riqueza.”

Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone, afirmou que a cor é “sofisticada e exuberante, mas ao mesmo tempo um clássico despretensioso.”

Inspirada pelo conceito de “quiet luxury”, esse tom suave “amplia nossa percepção dos marrons, passando de algo humilde e sóbrio para algo aspiracional e luxuoso,” disse ela em comunicado.

O impacto do “luxo silencioso”

A tendência do luxo silencioso, marcada por tons neutros e discretos, ganhou força após o julgamento de Gwyneth Paltrow em 2023, mas continua relevante.

De acordo com Thomaï Serdari, professora de marketing e diretora do programa de moda e luxo na New York University’s Stern School of Business, a tendência segue um padrão que funciona e é facilmente replicado com tons neutros ou looks monocromáticos.

“Riqueza inerente” e “calor reconfortante”

“Não me surpreende a permanência do luxo silencioso, pois ele deu aos consumidores uma nova maneira de identificar neutros que combinam com uma variedade de estilos de vida,” disse Serdari.

Ela também comentou que, em um momento de transição para um novo ano com uma nova administração, a cor do momento é aparentemente inofensiva.

“Se ‘Mocha Mousse’ pudesse expressar sentimentos, seriam cautela, segurança e um estado permanente de suspense,” acrescentou.

Buscar conforto e harmonia em “um mundo em constante mudança” e aproveitar “momentos para si,” como a Pantone sugere, pode ser exatamente o que os consumidores estão buscando.

Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, também destacou que a “riqueza inerente e o calor sensorial e reconfortante” do Mocha Mousse atendem ao desejo por conforto.

Prioridade para o autocuidado em 2025

Ellyn Briggs, analista de marcas da Morning Consult, prevê uma priorização ainda maior do “autocuidado” entre os consumidores em 2025.

“O sentimento predominante agora é o de exaustão,” disse Briggs. Durante a pandemia, o autocuidado esteve mais ligado à saúde física e à criação de um espaço pessoal durante o isolamento.

Em 2025, o autocuidado será mais focado na saúde mental e em se conectar com outras pessoas, explicou ela.

“Muitas mulheres, em especial, estão se sentindo desconfortáveis com o resultado da eleição,” disse Briggs. “Como as mulheres impulsionam muitas das tendências de consumo, seja online ou offline, as marcas definitivamente precisarão se comunicar com esse sentimento.”

Imagem: Divulgação / Pantone
Informações: Jessica Dickler e Ana Teresa Solá para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo

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