Connect with us

Inovação

Prêmio de Inovação no Varejo: confira os três cases vencedores

Terceira edição da premiação consagrou empresas que ousaram no varejo

Published

on

Imagem representando uma lâmpada acesa, o sinal de novas ideias; Prêmio de Inovação do Varejo tem nova edição

Com a ideia de estimular processos inovadores no varejo e a divulgação ampla dessas iniciativas, o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) e seu PROGESA/FIA (Programa de Gestão Estratégica da Sustentabilidade) criaram o Prêmio de Inovação no Varejo.

Em sua terceira edição, a premiação convocou empresas varejistas de todos os tamanhos, que atuassem na distribuição de bens e serviços através dos mais variados modelos de negócio para apresentar suas novidades e se candidatar aos prêmios.

Os relatos das empresas inscritas no Prêmio de Inovação no Varejo foram examinados por uma comissão composta por especialistas do setor varejista, com três cases sendo escolhidos como os mais impactantes. 

Para que os cases fossem aprovados pela comissão, critérios tiveram que ser seguidos pelas empresas, como a apresentação do case nos termos exigidos, uma descrição adequada, introdução de dados e elementos que sustentem a descrição apresentada, além do impacto social e o impacto estratégico para a empresa.

Os vencedores do prêmio foram conhecidos na divulgação do Ranking IBEVAR-FIA 2023, na última semana.

Imagem representando uma lâmpada acesa, o sinal de novas ideias; Prêmio de Inovação do Varejo tem nova edição

Vencedores do Prêmio de Inovação no Varejo 2023

1o lugar: C&A + Cotton Move – Jeans Circular

A grande campeã da edição de 2023 do Prêmio de Inovação no Varejo foi a linha Jeans Circular, um lançamento da C&A e da Cotton Move com o objetivo de reduzir o desperdício têxtil e os reflexos negativos ao meio ambiente, gerando produtos em escala, com atributos de sustentabilidade e acessíveis. 

O projeto conecta um sistema de manufatura reversa de peças em final de ciclo de uso, com o auxílio dos mais de 200 pontos de coleta do Movimento ReCiclo, utilizados pelos clientes — possibilitando que estas peças retornem às lojas na forma de novos produtos.

2o lugar: Lojas Renner – Moda 4.0: O case da Renner na 1a semana de moda imersiva na América Latina

Com o mote “criar, produzir e vender moda mudou”, a Renner formou uma estrutura multidisciplinar para trazer de forma pioneira conceitos modernos de moda digital para o varejo de moda brasileiro. O hub de moda digital da varejista tem a proposta de unir conhecimentos, ferramentas, tecnologias e soluções, em colaboração entre diferentes áreas para explorar as possibilidades do uso das tecnologias 3D e de realidades aumentadas. 

3o lugar: Loja Container Cacau Show – Capilaridade, acesso ao empreendedorismo e sustentabilidade

O terceiro lugar do Prêmio de Inovação do Varejo ficou com o modelo de loja container da Cacau Show, que foi lançado no mercado em janeiro de 2021, representando “uma inovadora abordagem no mercado de franquias”. 

O modelo implantado pela empresa possibilitou uma expansão da capilaridade da rede e viabilizou a implantação de unidades franqueadas em locais considerados inacessíveis com modelos tradicionais.

Imagem: Envato