Connect with us

Colunistas

Qual tom devo usar?

Published

on

qual tom

Passado o momento das cheias no sul do país, é hora de retomada. Atendendo diversos clientes, o maior medo era justamente: “qual tom usar para falar sobre negócios?”.

É notável como essa preocupação é recorrente, especialmente com o advento do digital. O receio de uma comunicação equivocada e um possível “cancelamento” faz com que muitos temam como podem voltar a divulgar seus negócios, serviços ou produtos. Essa preocupação é válida e devemos seguir em frente. O povo do sul, principalmente das cidades mais atingidas, enfrenta dificuldades para cumprir seus compromissos. Por isso, retomar o trabalho é essencial.

Em uma reportagem na cidade de Lajeado-RS, uma funcionária de uma empresa atingida foi enfática ao explicar por que voltou a trabalhar: “Perdi tudo na minha casa. A única forma de voltar a ter minhas coisas é trabalhando, ajudando a empresa.” Enquanto as empresas se reconstroem, a dúvida permanece: como retomar as atividades? Em uma campanha recente para um cliente do ramo esportivo, aprendi uma lição prática: cada negócio tem suas características, mas não é errado voltar a “vender”.

As pessoas estão entendendo que a retomada é importante. Já passamos o tempo das lágrimas, e agora é tempo de reconstruir, sem esquecer o que passamos. Ser sincero e verdadeiro em seus posicionamentos vai aproximar ainda mais as pessoas do seu negócio. É tempo de voltar, e o melhor tom é mãos à obra!

Leia também: Quanto vale sete reais?

Imagem: Elifas de Vargas


*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.