Economia
Restaurantes abrem mais de 2 mil vagas de emprego em outubro
Uma análise da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e Future Tank revela que o segmento de restaurantes registrou a abertura de 2.830 vagas formais de trabalho em outubro de 2024. Trata-se do nono resultado positivo consecutivo de crescimento, porém com uma desaceleração em relação a setembro, quando 7757 vagas foram criadas. O estudo foi feito sobre os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com base no Caged.
Entre as 27 unidades da federação, 22 registraram saldo positivo no mês avaliado, com destaque para São Paulo (+519), Rio de Janeiro (+493) e Rio Grande do Sul (+323), estado que mais uma vez mostrou bom ritmo de recuperação da atividade após as enchentes ocorridas em abril e maio, que diminuíram drasticamente o número de empregos nos restaurantes da região. Os quatro estados que fecharam postos de trabalho foram: Goiás (-120), Acre (-33), Mato Grosso do Sul (-21) e Roraima (-20).
No acumulado do ano, o segmento de alimentação fora do domicílio gerou 41.559 novos postos formais de trabalho, destacando São Paulo (+13.544), Rio de Janeiro (+5.490) e Minas Gerais (+4.025). Por outro lado, Rio Grande do Sul, mesmo com o resultado positivo de outubro, segue liderando os fechamentos de postos de emprego no setor no ano (-1.786).
Vale lembrar, ainda, que o setor de restaurantes fechou o primeiro semestre de 2024 com um saldo positivo de 17 mil empregos. O segundo semestre costuma ter ainda mais empregos gerados, considerando os trabalhos sazonais das festas de fim de ano.
“Com a economia mostrando sinais de recuperação, a projeção é de que o setor de bares e restaurantes mantenha a criação de novos postos de trabalho nos próximos meses. A ANR permanece atenta às dinâmicas do mercado, fornecendo informações e análises para apoiar os empresários na superação dos desafios econômicos”, afirma Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.
Imagem: Envato