E-commerce
Segmento de alimentos aumenta faturamento no e-commerce brasileiro
O setor de e-commerce no Brasil segue em crescimento acelerado, com o segmento de alimentos figurando entre os principais destaques. Dados da Nielsen mostram que o faturamento do comércio eletrônico no país aumentou 18,7% no primeiro semestre de 2024, atingindo R$ 160,3 bilhões. A categoria de alimentos, especificamente, teve uma alta de 18,4% no faturamento bruto, resultado do aumento na demanda por produtos de consumo rápido, também conhecidos como FMCG.
A pesquisa da Nielsen aponta que cestas de Alimentos, Bebidas e Perfumaria e Cosméticos representaram juntas 51% dos pedidos no e-commerce, desempenhando papel central no crescimento do segmento. A praticidade e a experiência de compra online, combinadas com um processo ágil de pagamento e entrega, têm fortalecido a confiança dos consumidores nesse canal.
A Vapza, especializada em alimentos embalados a vácuo e prontos para o consumo, registrou crescimento expressivo no e-commerce. A empresa teve um aumento de 39% nas vendas online no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, consolidando-se no mercado digital. “O e-commerce da Vapza vem em constante crescimento, resultado de diversas estratégias e melhorias técnicas. Esperamos o mesmo quadro de evolução no segundo semestre de 2024, visto que em agosto tivemos um crescimento de 24,6% em relação ao mesmo período de 2023. Esse avanço reflete o comportamento do consumidor, que busca praticidade, saudabilidade e segurança ao realizar compras online”, afirmou o CEO da Vapza, Enrico Milani.
Para manter esse ritmo de crescimento, a Vapza tem apostado em estratégias digitais, como parcerias com influenciadores e campanhas promocionais em datas como Black Friday e Natal, visando atrair e fidelizar clientes. Um diferencial da empresa é o programa de fidelidade Clube Vapza Lovers, que oferece cashback no carrinho de compras, além de permitir o acúmulo de pontos que podem ser usados em compras futuras. “O Clube Vapza Lovers surgiu como estratégia para valorizar nossos clientes. Quanto mais eles compram e indicam, mais pontos acumulam e podem usar, proporcionando um benefício real e direto”, explicou Milani.
A Vapza atende clientes no Brasil e em outros 14 países, com destaque para as regiões Sul e Sudeste do país. A empresa trabalha para aprimorar constantemente a experiência de compra digital, em resposta às novas demandas dos consumidores. “O e-commerce no Brasil só cresce, e vemos esse reflexo nas vendas da Vapza. Nesse contexto, estamos atentos às necessidades do consumidor e sempre buscando novas formas de aprimorar nossa operação online para atingir o nosso público, composto por consumidores que buscam praticidade sem abrir mão da qualidade e saudabilidade”, destacou Liza Schefer, Head de Marketing da Vapza.
Imagem: Divulgação