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Marketing

Sumirê celebra 40 anos com crescimento no e-commerce

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Loja da Sumirê

Em 2024, a Sumirê, uma das maiores redes de cosméticos do Brasil, completa 40 anos de atividades. Fundada em 1984 por Akio Koga, a primeira loja da marca foi aberta em Jacareí, São Paulo, com o objetivo de reunir em um só lugar uma variedade de produtos de higiene e cuidado pessoal. Desde então, a empresa se expandiu, alcançando atualmente mais de 70 lojas no estado de São Paulo e se posicionando entre as 500 maiores varejistas do país. A Sumirê também investiu no fortalecimento de suas marcas próprias e na ampliação para o e-commerce.

O crescimento da rede foi impulsionado pela atuação de 15 famílias que administram as lojas, oferecendo um portfólio de mais de 15 mil produtos das principais marcas de beleza e autocuidado. Para sustentar esse crescimento, a empresa passou por um processo de profissionalização que envolveu a contratação de uma consultoria especializada em empresas familiares. Esse processo durou três anos e culminou na eleição do conselho de administração do grupo, com o objetivo de alinhar os processos e discursos entre as diversas lojas. A profissionalização, iniciada antes da pandemia, buscou garantir a perenidade do negócio e preparar a rede para futuras expansões.

Em 2021, a Sumirê lançou seu e-commerce, acompanhando a tendência de digitalização do mercado de beleza, que apresentou um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com a diretora executiva da Sumirê, Renata Minami, a expansão para o digital permitiu que a rede alcançasse consumidores além do estado de São Paulo. “Nos últimos anos, o mercado de beleza foi o que mais cresceu no e-commerce, com uma alta de mais de 100%. Na Sumirê, nós temos uma filosofia que é vender onde o nosso cliente quer comprar, então esse foi o momento ideal para criar o nosso próprio canal de vendas digital. Passamos cinco anos nos preparando, afinal, expandir para o online traz muitos desafios novos, e temos conseguido atingir os nossos objetivos com muito êxito”, explicou. O e-commerce da Sumirê tem registrado crescimento constante, com aumento mensal de dois dígitos, tornando-se uma das unidades de melhor desempenho da rede.

Paralelamente ao desenvolvimento do e-commerce, a Sumirê iniciou a criação de marcas próprias, com o intuito de acompanhar de perto o processo de produção e garantir a qualidade dos produtos oferecidos. Em 2023, a empresa lançou quatro marcas próprias: Muah, focada em maquiagem, esmaltes e cuidados femininos; Minná, de acessórios para cuidados pessoais; Meráki, voltada para cuidados capilares; e Kodomo, destinada ao público infantil. Desde o lançamento, essas marcas têm sido destaque entre os produtos mais vendidos da rede.

A Sumirê segue investindo em pesquisa de mercado e no desenvolvimento de novas linhas de produtos. Em 2023, foram lançadas 15 categorias de produtos, somando 135 novos SKUs, e a previsão é de que até o final de 2024 sejam introduzidos mais 40 produtos nas categorias de cuidados faciais, corporais, esmaltes, maquiagem, higiene pessoal e acessórios. Com um portfólio atual de 300 SKUs, as marcas próprias da Sumirê continuam a se consolidar no mercado.

“Hoje a Sumirê é reconhecida por trabalhar com qualidade e preço justo, pelo cuidado com as necessidades de seus clientes e por representar beleza e empoderamento. E, apesar de buscar sempre pela inovação, é um orgulho muito grande perceber que continuamos prezando pelo principal objetivo que o sr. Akio tinha quando criou a Sumirê: ajudar pessoas. Algumas de nossas lojas já estão sendo administradas pela terceira geração da família e continuamos carregando em nosso DNA o propósito de fazer a diferença na vida de todos que passam pelo nosso caminho”, finaliza.

Loja da Sumirê

Imagem: Divulgação

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