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Inovação

Tendências de beleza para 2025 na América Latina

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marcas de luxo

Dos desafios impostos pela policrise à maior demanda por personalização, em 2025 as tendências de beleza apontam que esse ramo da indústria latino-americana precisará demonstrar resiliência e investir em produtos que entreguem, além de performance, uma preocupação com a saúde mental em uma região que preza por rotinas de beleza com melhor custo-benefício.

As tendências de beleza são da WGSN, que mapeia as principais tendências que vão influenciar os hábitos do consumidor nos próximos dois anos e como elas se desdobrarão em diferentes regiões, mostrando o que as empresas precisam fazer para criar produtos e serviços capazes de despertar o interesse do público. As tendências observadas se baseiam na metodologia STEPIC: tecnologia, meio ambiente, sociedade, política, indústria e criatividade.

Habilidades flexíveis

À medida que a policrise não mostra sinais de desaceleração para 2025, as empresas terão que ser mais ágeis e empáticas para sobreviver a esse acúmulo de crises simultâneas e reduzir o estresse do cotidiano. E, na prática, como isso vai impactar a indústria da beleza?

Soluções ou motivações padronizadas não vão mais atender a todos, o que significa que as marcas terão que criar produtos para indivíduos e não consumidores. O sucesso da sua marca irá depender da sua habilidade de se adaptar às emoções inconstantes e únicas de cada cliente, assim como da sua capacidade de oferecer apoio a todos que precisam.

O controle do estresse será um grande motivador de compra, e cada vez mais pessoas buscarão produtos e serviços que beneficiem a saúde emocional nas rotinas de autocuidado. Enxergando a beleza como ferramenta de cuidado com a saúde, 49% dos brasileiros têm interesse em produtos que façam bem à saúde mental. A Oh Well oferece uma vela de chá verde e bambu pensada para ajudar o usuário a relaxar durante o uso de produtos de beleza de autocuidado.

No caso da Colômbia, 46% da população adulta considera que a precariedade da saúde mental é o maior problema de saúde do país, no qual os trabalhadores têm menos tempo para dedicar aos cuidados pessoais e ao lazer do que a média do Índice para uma Vida Melhor da OECD. Como reflexo, os consumidores buscarão produtos e serviços com efeito rápido para solucionar o estresse e otimizar seu bem-estar. Com base nesse cenário, a marca Juliao Boticarios desenvolveu o Air Mist e Roll On Air Free, que utilizam a aromaterapia e os poderes de cura da natureza para encher a casa com aromas calmantes.

Otimismo urgente e o papel das marcas na quebra de tabus

Desiludidas com sistemas políticos e governos, pessoas de todo o mundo estão colocando a mão na massa para mudar a realidade. Em 2025, as marcas serão obrigadas a ser exemplo, adotando ações efetivas para fazer do planeta um lugar mais justo.

Nesse cenário, os consumidores irão exigir que as marcas combatam injustiças sociais e ambientais e amplifiquem vozes marginalizadas, tanto dentro quanto fora de sua organização. Ativistas da área de beleza vão combater injustiças e expor o efeito devastador da cultura da beleza em nossa saúde mental e autoestima.

Outra tendência de beleza é a maior participação dos homens nesse meio. O mercado de beleza masculino vem quebrando novos tabus, com a Colômbia como destaque na região com um crescimento de dois dígitos nos últimos cinco anos. O país, que vem investindo em projetos nacionais que visam combater a masculinidade tóxica, apresenta uma grande oportunidade para a região com 74% dos lares colombianos consumindo produtos de beleza – representando um consumo individual superior ao de outros países da América Latina.

Já na categoria de cuidados com os cabelos, os fios cacheados e crespos que foram negligenciados por anos, estão passando por uma revolução com novas marcas locais trazendo fórmulas naturais eficazes, saudáveis e ideais para diversas necessidades específicas. A marca mexicana, LATINA, desenvolveu uma linha de produtos que melhora e protege cabelos cacheados e texturizados com uma variedade de formatos para atender ao maior número possível de preferências de estilo individuais.

Texto: WGSN

Tradução: Central do Varejo