Connect with us

E-commerce

Touti atrai franqueados com produtos 100% cruelty free

Rede de franquias pernambucana traz um conceito sustentável e diferenciado

Published

on

imagem de quiosque da franquia Touti

Não é novidade que, para quem quer abrir um negócio no setor de franquias, a área de saúde, beleza e bem estar é uma das mais requisitadas. De acordo com pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento foi o segundo que mais cresceu no início deste ano. Dessa forma, faz sentido observar a história de redes de franquias que crescem nesse mercado, como a franquia Touti.

A Touti Cosmetics nasceu em 2014, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, localizada na região metropolitana do Recife, capital de Pernambuco. A rede vem apostando na fabricação própria e investindo em tecnologia importada na produção de seus perfumes, idealizados para o clima brasileiro.

Além desses investimentos, a Touti também apostou na fabricação dos móveis dos quiosques para atender os mais de 600 franqueados. Esse processo auxilia na padronização das unidades e possibilita mais agilidade na entrega das peças. “Contar com uma fabricação própria dos produtos e também das próprias peças possibilitam ao franqueado ter um lucro maior”, afirmou a coordenadora comercial da Touti, Bárbara Araújo.

Bárbara explica também que as fragrâncias são escolhidas pelos fornecedores das essências em conjunto com a diretoria e a análise de laboratório e qualidade. “Por trás de tudo isso existe uma equipe de profissionais especializada no mercado de perfumaria e com uma paleta de ingredientes composta pelos melhores produtos para que possamos sempre fornecer alto desempenho no portfólio”, explicou.

No mix de produtos da Touti, há quatro linhas com mais de 70 tipos de perfumes, com um novo produto sendo lançado no mercado a cada três meses. O público-alvo da rede são as classes B, C, e D, com preços acessíveis — a partir de R$ 49,90.

A Touti tem como diferencial ser uma empresa 100% cruelty free e vegana. Isso quer dizer que a marca não realiza testes em animais e não utiliza nenhum componente de origem animal na composição de seus produtos. É uma grande aposta da empresa, que vem sendo adotada cada vez mais por investidores. A prova disso é que pesquisas relacionadas a cruelty free tiveram alta de 125% no Brasil.

São três modelos de negócio oferecidos pela Touti, todos com baixo investimento inicial. A opção mais barata é o quiosque smart, o modelo mais comercializado dentro da empresa. Possuindo apenas 1m², é o ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô e entre outros locais de fluxo intenso de pessoas. 

O investimento inicial do quiosque smart da Touti é de R$ 12 mil, com taxa de franquia, capital de giro e taxa de estoque inclusos. O faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 15 mil, com lucro líquido de 20% e prazo de retorno do investimento estimado em 5 meses.

O segundo formato disponível é o quiosque full, modelo de franquia voltado para ser instalado em shoppings, com dois tipos de tamanhos 3m² ou 6m². O investimento inicial é a partir de R$ 80 mil (incluso taxa de franquia, investimento com instalação e estoque e capital de giro). O faturamento gira em torno de R$ 50 mil por mês, com lucro líquido mensal de 16% e retorno do investimento de 10 meses.

Por fim, a Touti conta com o modelo loja, criado com o intuito de gerar representatividade nos centros comerciais do Brasil e para os shoppings que não aceitam a entrada do quiosque full. O investimento é a partir de R$ 85 mil (incluso taxa de franquia, instalação e estoque e capital de giro). O faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 30 mil e lucro de 17%, com prazo de retorno estimado entre 12 a 24 meses.

De acordo com a coordenadora comercial da Touti, a rede não vende o quiosque nem o mobiliário das lojas. Isso faz com que o valor de investimento reduza consideravelmente, com apenas um aluguel fixo sendo cobrado por mês pela perfumaria.

O negócio vem dando bons resultados. A Touti começou no franchising em 2019 e, até agora, já conta com mais de 600 unidades espalhadas pelo Brasil. “A Touti tem essa preocupação com os franqueados, que é levar um modelo de negócio com investimento baixo, lucrativo e ainda se tornar uma marca vegana e cruelty free”, finaliza Bárbara Araújo.

imagem de quiosque da franquia Touti

Imagem: Assessoria