Inovação
Veja 4 maneiras de melhorar sua loja com o uso de quiosques digitais
Segundo relatório da Square, 79% dos consmidores afirmam que equipamento torna o processo de fazer pedidos mais fácil
Os quiosques digitais vêm se tornando uma alternativa importante para ajudar lojas e restaurantes a controlar os custos com funcionários, aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente. Segundo o relatório Future of Restaurants 2023, elaborado pela Square, quatro em cada cinco consumidores (79%) afirmam que os quiosques digitais tornam o processo de fazer pedidos mais fácil. Além disso, 44% disseram que os equipamentos permitem que eles analisem o menu no seu próprio ritmo, e 38% afirmaram que eles facilitam a pesquisa de seus itens favoritos no menu.
Em restaurantes, os quiosques digitais permitem que os clientes evitem filas no caixa, explorem o menu e aproveitem ofertas de programas de fidelidade. No varejo, os aparelhos também estão sendo utilizados para fazer pedidos, pesquisar produtos disponíveis na loja e online, além de acessar descontos e promoções personalizadas. Veja a seguir quatro maneiras diferentes de utilizar este modelo em sua loja:
Pedidos e pagamento
A rede norte-americana Kroger vem permitindo que os clientes façam pedidos de diferentes restaurantes por meio de quiosques digitais dentro do supermercado, criando uma verdadeira experiência de “refeitório virtual”. A pessoa pode escolher pratos de diferentes unidades e pagar tudo de uma vez, o que é ótimo para famílias ocupadas que querem levar um almoço ou jantar enquanto fazem compras para a semana.
Informações e divulgação
Ao recorrer aos quiosques para pedidos e pagamentos, os varejistas e restaurantes também pode permitir que os clientes vejam informações específicas sobre os itens do menu. Muitos equipamentos têm recursos que usam inteligência artificial para sugerir itens adicionais com base no pedido, o que ajuda a aumentar o valor da compra.
Além disso, também é possível promover produtos específicos com base no horário do dia, no estoque disponível e até mesmo no clima local. Por exemplo, se um restaurante estiver com pouco estoque de um ingrediente, os quiosques digitais param anucniar os pratos que o contêm.
Encontrar produtos e orientação
O Walmart fez testes com quiosques digitais que ajudam os clientes a encontrar produtos específicos na loja e fornecem orientações. Com eles, os clientes identifical facilmente a localização de mais de 300 mil produtos e até mesmo recebem sugestões para enviar itens grandes ou pesados diretamente para suas casas.
Programas de fidelidade e cupons
Alguns varejustas já usam quiosques digitais para que os clientes acessem ofertas especiais e carreguem cupons personalizados em seus cartões de fidelidade. Além disso, os clientes também podem imprimir sua própria “folha de economia” para aproveitar descontos personalizados e promoções do folheto semanal da loja.
Imagem: Freepik
Os membros do programa de fidelidade MVP da Food Lion podem fazer o check-in em um quiosque quando chegarem à loja e, depois, basta escanear o cartão na hora de pagar para aproveitar os descontos.