Marketing
Vídeos de avaliações de produtos podem influenciar as compras de fim de ano
Mostrando a influência das redes sociais, mais de três quartos (76%) dos compradores de fim de ano disseram que vídeos de avaliações de produtos provavelmente influenciarão suas decisões de compra. Um pouco menos de entrevistados afirmaram que avaliações de produtos (66%) e influências de varejistas (66%) podem impactar suas escolhas de compras para o fim de ano, de acordo com o relatório da Circana.
O YouTube é a principal plataforma de mídia social que os consumidores planejam usar para pesquisar suas compras de fim de ano, seguido por Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, X (anteriormente Twitter) e Reddit. TikTok e Facebook subiram no ranking em comparação ao ano passado, segundo a pesquisa com mais de 3.500 entrevistados.
Enquanto mais de um terço (37%) dos consumidores já iniciou suas compras de fim de ano em setembro, um terço dos entrevistados afirmou que planeja começar suas compras este mês, e quase um quarto (24%) começará no início de novembro, segundo a pesquisa. A parcela de consumidores que inicia suas compras em outubro aumentou em relação ao ano passado, mas a proporção de consumidores que espera até o início de novembro diminuiu.
Leia também: Estudo da Microsoft aponta que buscas por produtos na Black Friday começam um mês antes da compra
A Black Friday continua sendo um dia essencial para os varejistas, de acordo com o relatório da Circana. Quase um quarto (24%) dos entrevistados disse que espera encontrar as melhores ofertas nesse dia. Vinte por cento dos entrevistados planejam começar suas compras de fim de ano na Black Friday, mas apenas 3% iniciarão na Cyber Monday.
A pesquisa da Circana complementa outros relatórios que indicam que os consumidores buscam mais ofertas durante a Black Friday do que na Cyber Monday. Um relatório da Bain & Company projeta que as vendas no varejo nos EUA crescerão 5% em relação ao ano passado entre a Black Friday e a Cyber Monday, alcançando um recorde de US$ 75 bilhões. A Cyber Monday não tem sido um dos dez dias de maiores vendas para os consumidores nos EUA desde 2019, mas a Black Friday foi o segundo maior dia de vendas em 2021 e 2023, segundo a pesquisa da Bain & Company.
Consumidores mais jovens tendem a depender mais das plataformas de redes sociais para encontrar e comprar seus itens de fim de ano do que consumidores mais velhos, mas ainda resta ver qual site gerará as maiores vendas. Um relatório da eMarketer, divulgado em agosto, constatou que menos da metade (42%) dos consumidores da Geração Z comprará seus presentes por meio das redes sociais, seguidos por millennials (26%), geração X (15%) e baby boomers (6%). As plataformas nas quais os consumidores planejam buscar presentes de fim de ano são Instagram (57%), Facebook (56%), TikTok (43%) e YouTube (38%). Enquanto isso, outro relatório da Fiverr descobriu que quase 54% dos consumidores da Geração Z planejam buscar seus presentes exclusivamente via TikTok Shop.
“Os consumidores não estão mais tão ligados à incerteza dos últimos anos e, finalmente, se sentem estáveis o suficiente para abraçar as compras de fim de ano novamente”, disse Marshal Cohen, conselheiro-chefe de varejo da Circana, no relatório.
Para captar o público que espera para gastar, os varejistas estão lançando vários cortes de preços. A Dollar General, por exemplo, afirmou que terá descontos e promoções em 6.000 produtos nesta temporada. Da mesma forma, a Target informou que planeja reduzir preços em mais de 2.000 itens de seu portfólio, após já ter reduzido preços em 5.000 itens em maio.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo