Inovação

Visa, Mastercard e PayPal entram na era agentic com ferramentas que ajudam consumidores a “usar IA para comprar”

Publicado

on

modernização do varejo; agentic

As empresas de pagamento estão apostando que, em breve, milhões de pessoas vão depender da inteligência artificial para encontrar o suéter ideal, pesquisar destinos de viagem ou fazer as compras do supermercado — e querem fazer parte disso. Embora a ideia de uma IA realizando tarefas complexas de forma autônoma ainda pareça coisa de ficção científica, a IA agentic está se aproximando rapidamente dessa realidade.

“Em breve, as pessoas terão agentes de IA que navegam, selecionam, compram e gerenciam em seu nome”, previu Jack Forestell, diretor de produto e estratégia da Visa, em um comunicado. “Esses agentes precisarão ser confiáveis para realizar pagamentos — não apenas pelos usuários, mas também pelos bancos e vendedores.”

De fato, diversas plataformas — como Google, Perplexity e, mais recentemente, o ChatGPT — já desenvolveram interfaces com IA para criar experiências de compra online mais assistivas. A possibilidade de comprar diretamente por essas plataformas parece um passo natural. Isso explica por que, em apenas uma semana, três das maiores empresas de pagamento dos EUA — Visa, Mastercard e PayPal — anunciaram novas integrações e funcionalidades com IA agentic.

Visa Intelligent Commerce promete uma “nova forma de comprar”

A nova oferta Visa Intelligent Commerce abre a rede de pagamentos da Visa para desenvolvedores e engenheiros que estão criando os agentes de IA que possibilitam o comércio agentic. Isso envolve a criação de cartões tokenizados que os agentes de IA podem usar para fazer compras — criptografando informações sensíveis, como o número do cartão, e demonstrando aos lojistas que o agente está autorizado a comprar.

Para desenvolver a solução, a Visa fez parcerias com empresas como Anthropic, IBM, Microsoft, Mistral AI, OpenAI, Perplexity, Samsung, Stripe, entre outras, prometendo “uma nova forma de comprar, com o mesmo jeito confiável de pagar”, como mostra o vídeo promocional do serviço. Os consumidores ainda terão controle total sobre as transações, podendo definir limites de gastos, condições de compra e aprovar as compras antes que sejam realizadas.

“Assim como passamos das compras físicas para o online, e do online para o mobile, a Visa está estabelecendo um novo padrão para uma nova era do comércio”, disse Forestell. “Agora, com o Visa Intelligent Commerce, agentes de IA podem encontrar, comprar e pagar por produtos com base nas preferências pré-definidas dos consumidores. Cada consumidor define os limites, e a Visa ajuda a gerenciar o resto.”

Importante destacar que a Visa não está desenvolvendo sua própria interface de comércio agentic, mas sim buscando integrar sua solução de pagamento nas plataformas que já existem ou estão em desenvolvimento. “Estamos trabalhando com empresas na vanguarda da inovação em IA para incentivar a participação nas plataformas de IA e apoiar novas formas de pagar, com segurança e confiança como prioridade número um”, acrescentou Forestell. “Junto com nossos parceiros, abraçamos totalmente o potencial da IA para transformar todos os aspectos do comércio, pagamentos e negócios.”

Tecnologia do Mastercard Agent Pay já é usada em carteiras digitais

No início da semana, o Mastercard fez um anúncio semelhante. Sua oferta, chamada Agent Pay, também utiliza tecnologia de pagamento tokenizada que pode ser integrada às plataformas de IA agentic para facilitar pagamentos seguros. Segundo o Mastercard, essa tecnologia já está sendo usada por algumas carteiras digitais, como o Apple Pay.

Assim como na Visa, os consumidores terão controle sobre o que os agentes podem comprar em seu nome. O Mastercard também utilizará agentes de IA para adicionar uma camada extra de autenticação. A empresa está colaborando com a Microsoft no desenvolvimento da ferramenta e também firmou parcerias com diversas organizações para testar diferentes casos de uso — como o Watsonx Orchestrate para aplicações B2B e empresas de checkout como Braintree e Checkout.com.

“O Mastercard está transformando a forma como o mundo paga, antecipando as necessidades dos consumidores que estão surgindo no horizonte”, disse Jorn Lambert, diretor de produto do Mastercard. “O lançamento do Mastercard Agent Pay marca nossos primeiros passos na redefinição do comércio na era da IA, incluindo novas interfaces de lojistas para distinguir agentes confiáveis de agentes maliciosos que usam a tecnologia agentic. Reconhecendo as implicações profundas dessa evolução, queremos colaborar com o setor para avançar nos padrões de pagamentos agentic, como a aplicação do Model Context Protocol ao Secure Remote Commerce. Isso estabelece as bases para a escala e gera confiança no comércio agentic.”

Novo kit de ferramentas permite que desenvolvedores integrem PayPal a aplicações de comércio agentic

As novidades da PayPal nesta semana diferem um pouco das da Visa e Mastercard, embora os objetivos sejam semelhantes. A PayPal lançou um conjunto de ferramentas de integração que ajudará desenvolvedores da sua plataforma PayPal Open a criar experiências com IA agentic para pagamentos, rastreamento de entregas e gestão de faturas.

Entre as ferramentas disponíveis agora para os desenvolvedores estão um servidor MCP remoto (Model Context Protocol, um padrão aberto desenvolvido pela Anthropic) e um Agent Toolkit, ambos permitindo integrar as funcionalidades do PayPal aos fluxos de trabalho do comércio agentic.

“Há mais de 25 anos, a PayPal fez história ao simplificar o movimento de dinheiro digital. Hoje, estamos traçando a próxima era: a era do comércio agentic”, disse Alex Chriss, presidente e CEO da PayPal, em comunicado. “Estamos desenvolvendo com velocidade e firmando parcerias com os maiores nomes da IA para capacitar nossos clientes a acessar novas oportunidades na economia da IA.”

Durante um evento para desenvolvedores da PayPal na semana passada, a empresa demonstrou o potencial dessas ferramentas em colaboração com tecnologias como o Gemini do Google, IA da Amazon Web Services e Azure AI da Microsoft.

“Junto com nossa comunidade de desenvolvedores apaixonada, a PayPal está liderando a revolução do comércio agentic”, afirmou Srini Venkatesan, diretor de tecnologia da PayPal. “Estamos oferecendo as ferramentas e capacidades necessárias para que criadores desenvolvam experiências de comércio com IA que sejam rápidas, eficientes e seguras. Este é apenas o começo de como a PayPal está moldando o futuro do comércio com soluções impulsionadas por IA.”

Imagem: Envato
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *