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VTEX Day 2024: 15ᵃ edição debate presente e futuro do varejo
Primeiro dia do evento trouxe palestras, debates e centenas de estandes
A 15ᵃ edição do VTEX Day teve seu primeiro dia na última quinta-feira (11). O evento, um dos maiores de digital commerce do mundo, promoveu debates interessantes sobre inovação e tecnologia no contexto do varejo e serviu como plataforma para mais de 260 empresas de onze países diferentes apresentarem suas novidades e soluções.
Sediado no São Paulo Expo, o VTEX Day 2024 estima receber 20 mil pessoas por dia para consumir as 120 horas de conteúdo dispostas entre 8 palcos, com palestras e debates sobre diversos temas que são destaque no varejo global.
Especialistas debateram ideias e perspectivas nos palcos do VTEX Day
Nos 8 palcos do VTEX Day, foram abordados os mais diferentes temas que permeiam o universo varejista nos dias atuais, com grande foco em transformação digital e inteligência artificial. No Spotlight, palco principal do evento, Uri Levine, um dos co-fundadores do Waze, discutiu com Zack Kass, ex-diretor da OpenAI, sobre as aplicações práticas da IA no varejo.
A palestra foi mediada por Geraldo Thomaz, fundador e co-CEO da VTEX, que falou sobre os impactos da IA no dia a dia e questionou os futuristas em relação às suas visões sobre os limites dessa tecnologia.
De acordo com Uri, a IA assume cada vez mais um papel de protagonista nas tarefas do cotidiano do ser humano, o que pode ajudar as pessoas a terem mais tempo para fazerem o que realmente amam. “A IA não vai mudar o que nos faz feliz, não vai substituir o tempo com nossa família e amigos”, afirmou.
Zack concordou com o empreendedor e foi além: “A inteligência artificial poderá substituir tudo. Só não podemos deixá-la substituir nossa capacidade de nos apaixonarmos. Podemos ser gentis com as máquinas, mas jamais encontrar mais conforto nas máquinas do que nas pessoas que nos cercam”.
No palco Brand Experience, o head de consultoria da empresa de previsão de tendências WGSN, Rafael Araujo, apresentou ideias que as marcas devem ter para não se perderem no bonde do varejo do futuro. Em tempos onde os consumidores cada vez mais valorizam experiências e descontos, o especialista apontou o caminho a ser seguido para as empresas manterem seu público. Marcas como PagueMenos, Mondelez e Leroy Merlin também compartilharam práticas e estratégias inovadoras.
O palco Connected Future teve debates sobre o futuro do comércio digital, apresentação de cases de sucesso e insights sobre formatos de venda. Marina Canto e Viviane Castro, diretoras da Vivara, apresentaram o case da empresa brasileira, que conseguiu aumentar suas vendas e reduzir os custos de logística ao implantar o sistema de giftcards por toda a loja online. Outras companhias, como Zee.Dog, Asics e iFood, também apresentaram seus cases.
VTEX Day: os principais estandes
No primeiro dia do VTEX Day, centenas de empresas apresentaram novidades em seus estandes, espalhados pelos pavilhões do São Paulo Expo. A Central do Varejo explorou algumas das soluções mais inovadoras em áreas como inteligência de dados, pagamentos digitais e inovação.
Visa
A Visa contou com um espaço privilegiado no VTEX Day. No espaço Retail, porta-vozes da empresa apresentaram palestras sobre as novas tecnologias e o papel da empresa em áreas como a segurança e proteção de dados e pagamentos online, além da tecnologia Click to Pay, que teve participação pivotal da Visa em sua implantação no Brasil.
O diretor executivo de vendas e soluções para o varejo da Visa, Gustavo Turquia, falou com a Central do Varejo sobre como a empresa vem buscando diversificar seus serviços prestados para além do pagamento do consumidor.
“A Visa tem hoje três grandes unidades de negócio: o ‘consumer payments’, que é o processo de emissão e aceitação de pagamentos; os serviços agregados, como a parte de segurança, consultoria, que chamamos internamente de ‘value-added services’ (serviços de valor agregado), que vão além do pagamento, desde uma reconstrução de um aplicativo de algum varejista ou banco, proteção de dados, tecnologias blockchain… E a terceira e última unidade de negócio é o que a gente chama de ‘novos fluxos’, uma área focada no fluxo B2B que não passa nos trilhos do cartão, como remessas internacionais, pagamentos para governos, que são uma grande aposta”, explicou.
ClearSale
A ClearSale também apresentou um estande repleto de novidades e demonstrações, com palestras e debates sobre tendências com convidados. De acordo com o diretor comercial Rodrigo Sanchez, a empresa nutriu grande expectativa para o evento por ter foco em mostrar que está pronta para os desafios do futuro.
O novo posicionamento da marca, “one step ahead”, deixa claro essa movimentação e o objetivo de sempre se antecipar aos problemas dos clientes. “Hoje a gente quebrou nossa solução em vários componentes. Então qualquer parceiro que queira ajuda em uma questão de cibersegurança, por exemplo, a gente consegue protegê-lo nesse sentido; se o foco for captar novos clientes ou parceiros, temos um onboarding digital com várias camadas de segurança; se ele quiser aumentar sua aprovação e melhorar a experiência, temos um portfólio transacional; e se ele quiser olhar para a conversão do chargeback também conseguimos otimizar”, explica.
StoneCo
Uma das empresas de tecnologia de pagamentos que mais cresceu nos últimos anos, a StoneCo, marcou presença no primeiro VTEX Day com três empresas do seu ecossistema: a empresa de pagamento digital omnichannel Pagar.me, a especialista em tecnologia para varejo Linx e o programa de parcerias Stone Partner Program.
As marcas do grupo se expuseram em um estande unificado, um dos maiores do evento. A Linx apresentou soluções voltadas para a promoção da omnicanalidade, fidelização de clientes, comércio digital e gestão. Foram feitas demonstrações e interações com os participantes.
Adyen
Em seu estande, a Adyen apresentou aos participantes do VTEX Day suas parcerias com grandes players do mercado impulsionados pela tecnologia de pagamentos digitais, como C&A, Electrolux, Spotify e DPSP.
A empresa também mostrou como o comércio unificado fomenta o digital e o universo dos pagamentos através da centralização de dados, fazendo com que a eficiência operacional aumente junto com a geração de insights de vendas aos varejistas, possibilitando, assim, uma experiência de compra mais agradável ao consumidor final.
Givex
Há 15 anos no mercado de distribuição de giftcards B2B e B2C no Brasil, a Givex trouxe sua expertise para o VTEX Day e mostrou, em seu estande, soluções para alavancar empresas e serviços.
O gerente comercial da empresa, Iago Annes, contou para a Central do Varejo as expectativas para o futuro. “O mercado está cada vez mais maduro e procura soluções mais robustas, com mais inovação e segurança. E nós, como pioneiros neste mercado, nos preocupamos em crescer com qualidade sem deixar de lado o potencial comercial que entregamos”, afirmou.
Imagens: Ygor Piva